14.6.06

Mundial #6

ESPANHA - UCRÄNIA

A Espanha é um dos principais países exportadores de automóveis. Contam-se o calçado, construção naval, siderúrgica, as indústrias químicas e o têxtil. O cultivo é de 54%. Os principais produtos agrícolas são as uvas e as toranjas; a produção de vinho e de azeite têm muita importância, assim como a pesca, detendo a Espanha a maior frota pesqueira do mundo. A indústria do turismo tem uma responsabilidade considerável na economia espanhola.

A Ucrânia é o segundo maior país da Europa, depois da Rússia. A exploração intensiva dos solos negros e férteis do cinturão agrícola ucraniano tornaram o país num grande produtor de trigo e beterraba. Outros cultivos importantes são: cevada, milho, leguminosas, batata, aveia, centeio, painço e trigo sarraceno. As maiores culturas industriais são as de beterraba e de semente de girassol. Cultivam-se frutas e hortaliças nos arredores das grandes cidades. A criação de gado bovino e suíno é praticada em todo o país.
A Ucrânia conta com ricas jazidas de minério de manganês no Donbass. Essa região é o centro industral do país e um dos principais complexos minero-metalúrgicos e de indústria pesada da Europa. A Ucrânia é também um importante produtor de gás natural e de petróleo, embora as reservas desses combustíveis fósseis tenham sido excessivamente exploradas durante o periodo soviético.
O Donbass apresenta também indústrias metalúrgicas altamente desenvolvidas, que produzem ferro e aço em grandes quantidades.

Fonte: Wikipédia

Sem comentários: