17.6.06

Mundial #9_________________já foi, e vencemos!

PORTUGAL - IRÃO


HISTÓRIA ANCESTRAL DE PORTUGAL
Uma parte do seu território foi conhecida outrora pelo nome de Lusitânia; foi originalmente habitado por populações iberas de origem indo-europeia e por celtas, fez parte do Império Romano e foi posteriormente ocupado pelos Visigodos e mais tarde pelos Mouros. Independente desde 1139 (reconhecido pelo rei de Castela em 1143 e pelo Papa em 1179), Portugal é a mais antiga nação da Europa. A independência de Portugal seria assegurada dois séculos depois com a derrota dos castelhanos em Aljubarrota, em 1385, e colocada em causa na sequência de uma crise de sucessão, em 1580, que colocaria o Reino nas mãos dos Espanhóis (dinastia Filipina) sob a alçada de uma união política; seria por fim restaurada em 1640 e o trono entregue a D. João IV.

Avizinhando-se o final das conquistas terrestres aos Mouros, Portugal virou-se para o mar onde se tornou dominante; inspirados pelo infante D. Henrique, o Navegador, os seus navegadores descobriram caminhos marítimos para regiões da América, África e do Oriente tendo descoberto o caminho por mar, para a maioria dos países africanos; daí obteve grande supremacia económica, política e cultural nessa altura. No período de expansão, os Portugueses estabeleceram enclaves comerciais em lugares tão remotos como nas Molucas e na China, ao mesmo tempo que reclamavam para si o Brasil, situado no Novo Mundo, descoberto em 1500 por Pedro Álvares Cabral.

HISTÓRIA ANCESTRAL DO IRÃO
O território actualmente ocupado pelo Irão é habitado desde os tempos pré-históricos. A história escrita da Pérsia começa em cerca de 3200 a.C. com a cultura proto-elamita e com a posterior chegada dos arianos e a formação dos sucessivos Impérios Medo e Aquemênida. Alexandre, o Grande conquistou a Pérsia em 331 a.C., sucedendo-lhe as dinastias parta e sassânida.

A conquista árabe da Pérsia colocou o país no centro da idade do ouro islâmica, em especial nos séculos IX a XI. Durante a Idade Média, a Pérsia foi invadida pelos mongóis, a que se seguiu o reinado de Tamerlão. Pouco a pouco, o país passou a ser uma arena para potências coloniais rivais como os Impérios Russo e Britânico.

O vocábulo Pérsia (do latim Persia, este do grego Περσίς ou Persís; V. Etimologia, abaixo) é, formalmente, um sinônimo para o Irã, embora esta última seja a forma pela qual a Pérsia pós-1935 é mais conhecida no Ocidente.

[No uso corrente, o termo Pérsia costuma ser reservado para referir-se ao Império Persa em uma ou mais de suas diversas fases históricas (século VII a.C. - 1935 d.C.), fundado originalmente por um grupo étnico (os persas) a partir da cidade de Anshan, no que é hoje a província de Fars, no Irão, e governado por dinastias sucessivas (persas ou estrangeiras) que controlavam o Planalto Iraniano e os territórios adjacentes.]

Fonte: Wikipédia

Sem comentários: