10.4.05

Drama

Image Hosted by ImageShack.us

Eu não vos vou contar a história em detalhe porque isso não se faz..., como não se conta um filme que alguém vai ver... Digo-vos apenas que Botafogo se centra na vida de um homem humilde, Joaquim Lourenço, nascido a 9 de Abril de 1922 na Sobreosa, que decide emigrar para o Brasil.

A primeira vez que ouvi falar da Sobreosa foi neste livro, Colorido a Preto e Branco, numa crónica chamada História de Natal. Image Hosted by ImageShack.us
Mas engano meu, o Botafogo não é de todo um Conto de Natal.


A Leonor Xavier é associada uma certa brasilidade, porque viveu 12 anos no Brasil e nunca cortou os laços com esse país. Ela define muito bem Brasilidade - pela negativa e pela positiva (pp 117, ainda no Colorido a Preto e Branco): "não é filosofia de conhecimento livresco, ..., não é uma espécie primária de cultura situada no sul do Equador..., não é colorido de escolas de samba, nem é só feijão com arroz e farofa. A brasilidade implica um respeito, uma intuição, uma aprendizagem de transfiguração para encarar a vida. Tem códigos especiais, princípios definidos, exige interpretação de significados....Talvez possa ser um mistério de fé...".

É esta aprendizagem de transfiguração, esta descodificação, que Joaquim Lourenço nunca vai conseguir realizar por completo. E por isso este romance é um drama, nascido de uma inextinguível portugalidade.

Sem comentários: