20.4.05

Já sonho com Ngorongoro VI



Quando foi que te escrevi a última vez? Os dias são longos, perco a noção do tempo. Disse-te que ia ao mercado de Arusha com o Biko? Foi no dia em que o meu grupo de montanha partiu. Estava a sentir-me um bocado perdida e sozinha. Apetecia-me aquele conforto que se encontra apenas com os velhos amigos, o passado comum que nem se evoca, ele está lá e não é preciso descrever ou justificar coisa alguma, bate-papo de quem se reconhece. Na verdade pensava sobretudo na Graça e na Valentina, sabes que fizemos umas viagens muito giras lá mais para o Norte: as três de mochila, sem reservas nem dinheiro para hotéis de luxo, e correu sempre tudo bem. foi espantoso. conhecemos tanta gente boa. Bem, nesse dia faltava-me essa camaradagem e cumplicidade. E depois sou largada pelo Biko no mercado e descubro que é a semana da Mulher! Ao telefone pediste-me impressões, falavas da minha chegada a Nairobi e querias saber do impacto que tudo está a ter em mim desde esse dia. Pois olha que é confuso. Caiem ideias feitas, agravam-se suspeitas, entram novas realidades. No Quénia, e aqui também, há uma enorme miscelânea de ritmos e influências, raízes e impérios, pés nus e t-shirts de contrafacção de marcas, poligamia e a semana da mulher, crianças por todo o lado e uma mesa com contraceptivos no mercado. E essa mistura começa nos nomes das pessoas. Sabes quem são o David Kagai, a Judy Wanjiku, o Tony Githinji ou o Jimmy Kibaki? Pelo último nome foste lá - são os filhos do presidente do Quénia, Mwai Kibaki. Pai Mwai, filho Jimmy. Gostei deste mercado. Nenhuma das mulheres (quase não vi homens) se chamava Judy. E meteram-se comigo, acho que gozaram comigo, riam-se imenso, queriam mesmo perceber o que fazia ali já que estava sozinha. A curiosidade é permitida.

Os homens falam menos. Sabes isso. Quando vejo a quantidade de jovens que passam os dias na estrada, sentados ao sol, desocupados, à espera de um biscate, percebo esse silêncio... Estarei a fazer um filme? Mas esta terra "esmaga-me". A natureza "esmaga", o que se adivinha da vida destas pessoas também "esmaga".

Preciso do sorriso do Andwele.

A foto que te envio foi tirada no mercado em Arusha. Fiz compras a pensar nesta longa viagem. a pensar também no deserto. Atravessar o Sudão, disseste. Acreditas que vi "jóias" que pareciam fazer parte do tesouro de Méroé ?

P.S.: min fadlik bin, traz-me repelente para os insectos, o meu está a acabar. shukran

Beijos
Maria

Sem comentários: