21.1.10

O nascimento

Mais um bocadinho de A Vida e Opiniões de Tristam Shandy, de Laurence Sterne (Antígona, pp. 278-279):

«- Vamos lá então a ver, boa mulher, tereis afinal a bondade de me dizer se não pode ser tanto a coxa, como a cabeça da criança? - É de certeza a cabeça, replicou a parteira. Porque, continuou o Dr. Slop (virando-se para o meu pai), por muita certeza que estas velhas senhoras tenham, - trata-se de um questão difícil de saber ao certo, - e todavia da maior consequência que se saiba; - pois, Senhor, se se troca a anca pela cabeça - há a possibilidade (se for rapaz) de o fórceps *******************************************************************************************************************************************************************************************************************
- Que possibilidade seria foi o que o Dr. Slop segredou baixinho ao meu pai, e depois ao meu tio. - Tal perigo não existe, continuou ele, se se tratar da cabeça. - Não, é verdade, disse o meu pai, - mas se a vossa possibilidade já tiver ocorrido na anca, - mais vale é arrancar a cabeça também.»

Sem comentários: