18.5.09

Morin


Segundo Edgar Morin, nós somos Homo sapiens sapiens mas é redutor possuirmos um sapiens ou dois. Seria necessário acrescentar um demens. Na verdade, somos Homo sapiens sapiens demens. A Humanidade contém essa duplicidade.


O filósofo e sociólogo, autor de O[s] Método[s], Sociologia, O Paradigma Perdido, Ciência com Consciência e tantas outras obras que fizeram o meu deleite nos anos 80, vem a Portugal na próxima sexta-feira participar num colóquio (Instituto Piaget), prosseguindo a sua batalha pela mudança de paradigmas de conhecimento. Os Sete saberes para a Educação do Futuro, Educar para a Era Planetária serão mais uma vez explanados. Morin propõe um reforma profunda no sistema de ensino mundial, na qual as disciplinas seriam integradas como parte de um todo e incluiriam os princípios formadores da consciência individual, social e planetária. Fixemos um dos seus princípios: tornar possível apreender a condição humana (transformando um sistema escolar que, actualmente, desintegra a unidade complexa da natureza humana).

3 comentários:

Francis disse...

Li "O homem e a morte" no princípio dos anos 90 e achei fascinante.
Fiquei a conhecer-me melhor.

Kiss, kiss.
Boa semana!

Claudia Sousa Dias disse...

muito interessante!

tenho de me debruçar sobre ele, já que o que sei sobre Morin foi-me sempre vertido através de outros autores...


CSD

Beijokense disse...

"Saber" e "Educar" são verbos banidos pela chamada "adaptação a Bolonha", em que todas as universidades portuguesas embarcaram sem gaguejar.

As palavras-chave são "qualificar" e "certificar". Novas oportunidades para uma geração que não se qualificou e uma oportunidade perdida para uma geração que não aprende.

Uma política de Homo habilis que despreza os sapiens.