7.7.06

O primeiro Mundial "vivido" por elas


Durante todo o Mundial, a A. disse que "claro que apoiava o Portugal" porque era do Sporting e do Portugal. Não se interessou nunca pelos jogos. Mas no final perguntava, exclamava, consolava: "Mamã, o Portugal venceu?" - "A nossa equipa venceu, uáu! ou, "Deixa lá, o Portugal só perdeu uma vez!". Olhou sempre para a algazarra, buzinões, gritos de euforia, com algum espanto. Acho que só se deliciava com as pinturas na cara e com os adereços dos adeptos das equipas. Pediu-me para a pintar várias vezes.
Ela estava certa, só perdemos uma vez (e mesmo que venhamos a perder duas vezes!). E também foi muito perspicaz ao utilizar sempre "o Portugal". Ela percebeu que este "Portugal" era uma coisa, uma equipa, e não Portugal. Nunca disse "vencemos" ou "perdemos".

A S. andou dividida entre Portugal e França. Desde o início do campeonato, dizia que queria que as duas selecções ganhassem. Chegou mesmo a perguntar-me se isso seria possível. Interessou-se imenso pelos jogos, quis compreender as regras e ficou fascinada com a existência dos cartões amarelos e vermelhos (mas esperava que existissem também cartões verdes). Quis uma bandeira de Portugal e obrigou-nos a andar no carro com a bandeira a esvoaçar pela janela, mesmo nos dias em que não havia jogos. A maior felicidade foi quando arranjei um pau para meter na bandeira. Que fascínio ir à varanda e fazê-la flutuar ao vento! Para a S., futebol é festa, é agitação, multidões, gritar bem alto o nome do país. Adora tudo isso. Quando as suas equipas preferidas se confrontaram, decidiu ser pela França. Em Portugal a equipa portuguesa tinha muitos apoiantes, e por isso ela aliou-se à "minoria" (isto é, ao pai, francês). No final, estava radiante. No dia seguinte, na escola, ia ser a única a poder associar-se aos vitoriosos, ia ser a única "vencedora". Mãe, irmã e todos os portugueses eram uma cambada de derrotados. Fiquei preocupada. "Minha filha, tu também és portuguesa!". Respondeu-me que sim, mas por que não podia gostar dos portugueses, só nas coisas em que eles fossem os melhores? Fiquei ainda mais preocupada! ;)

Sem comentários: