9.2.06

Ota versus Alcochete


DISTÂNCIA AO MARQUÊS DE POMBAL
OTA
52km via Carregado, com complexos trabalhos de acesso
ALCOCHETE

42km via A12, “sem” obras importantes


ÁREAS DISPONÍVEIS - custos
OTA
– 1/3 SEM CUSTOS(BA2);2/3 COMPRADO/EXPROPRIADO A PARTICULARES
ALCOCHETE
– 5 VEZES MAIOR QUE O NECESSÁRIO SEM CUSTOS (propriedade do Min. Defesa Nacional/EMGFA)

IMPACTO VISÍVEL
OTA
DESTRUIÇÃO DE PAISAGEM HABITADA

DESTRUIÇÃO DE MEIOS DE VIDA E DE ÁREAS DE CULTIVO
DESTRUIÇÃO DE MATAS DE PINHEIRO, SOBRO E OUTROS
DESTRUIÇÃO DE VINHAS NUMA ÁREA VITIVINÍCOLA TRADICIONAL
BRUTALIZAÇÃO DE MAIS DE 10 LOCALIDADES NUM RAIO DE 10km
ALCOCHETE– NENHUMA DAS ANTERIORES

3 comentários:

Zélia disse...

Ás vezes apetece-me agarrar na cabeça dos governantes e abaná-las a ver se o cérebro flui melhor :)

Yanki Loco disse...

Ora aí está! Algo com o qual não devemos brincar, e onde uma análise generalista é, não amiúde, conducente a comentários como aquele que me antecede.às vezes são perigosos pois resvalam no populismo. É o que se chama meter a foice em seara alheia! Conhecem os dossiês? Eu não!... Umas postas aqui e ali, laracha aqui e acolá...Achais vós, doutas mentes, que o país é governado por malandros? Por mentes pérfidas e ininteligíveis? Não sendo a localização do aeroporto de somenos importância, primacialmente impõe-se-nos a magna questão! Será necessário o aeroporto? O estudo está feito. A curto/médio prazo, definitivamente, não! A longo prazo, falo de 10/ 15 anos, é óbvio que sim. Estranham que um Governo queira planificar com tempo e arejo? Eu estranho ,outros como eu também, pois se há palavra à qual o português não é atreito, ela aqui vai, e que fique: PLANIFICAR. No que diz respeito à futura localização, também me inquieto, ou melhor inquietarei...Mas desde já vos digo, viver com dezenas de aviões diariamente por cima da cabeça, não é agradável para mim nem para algumas centenas de milhares de pessoas. Pensarmos nós que nos anos trinta da pretérita centúria, cabeças pensantes deste país, queriam, a todo o custo, o aeroporto de Lisboa no Campo Grande, alegando que a Portela ficava longe do centro! Grande Duarte Pacheco! Vivas ao engenheiro e visionário pois quanto ao resto, era fascista!
No que diz respeito à diatribe Ota/Alcochete não vou dirimir (não estou habilitado para tanto, pelo menos para já) mas quanto aos impactos visíveis é preciso muito cuidado quando se diz que um eventual aeroporto na Ota pode vir a provocar “destruição de paisagem habitada”.E em Alcochete? “Destruição de meios de vida e de áreas de cultivo” na Ota. E em Alcochete? “Destruição de matas de pinheiro, sobro e outros” na Ota. E em Alcochete? Teremos o Sahara? Não há montado em Alcochete? E o estuário do Tejo, área verde protegida que alberga aves únicas no nosso país…”Destruição de vinhas numa área vitivinícola tradicional” na Ota…Será assim tão tradicional? O vinho é assim tão bom que exportam em grandes quantidades? Se fizéssemos uma hierarquia das melhores áreas de vinhedo nacional, só o Algarve estaria abaixo da Estremadura (não digo que aqui não haja bons vinhos porque até os há…Lagoalva de Cima, Quinta de Pancas…e…e…). “Destruição de 10 localidades num raio de 10 kms” na Ota. E se fossem 10 localidades num raio de 50 kms, a autora diria o mesmo? Estamos a falar de quantos habitantes? Qual é a vontade dos ditos? Quererão vender as terras? O bem da grei não poderá estar acima de umas dezenas de pessoas? A
Aqui já não alinho com Camilo que vociferava “Detesto os dotes de ciência que corrompem o coração”. Numa questão como esta devemos querer ciência. A decisão política fazer-se-á sempre valer dela. Pelo menos assim deveria ser na construção/localização do futuro aeroporto. A propósito não sou um Camiliano fervoroso, apenas aprecio quem domina a língua portuguesa, coisa que infelizmente vai rareando.

Cumprimentos

MRF disse...

Yanki loco, talvez alguns destes posts possam esclarecê-lo.
Como salientei no primeiro post sobre esta matéria, ficarei bt agradecida a quem encontrar e divulgar informação adicional, objectiva, que invalide qqr um dos argumentos utilizados. Não foi o seu caso, ainda.

Cumprimentos

- http://divasecontrabaixos.blogspot.com/2006/02/o-novo-aeroporto-de-portugal-rio-frio.html
-http://divasecontrabaixos.blogspot.com/2006/02/ota-versus-rio-frio.html
-http://divasecontrabaixos.blogspot.com/2006/01/distncia-em-km-at-ao-centro-das.html
-http://divasecontrabaixos.blogspot.com/2006/01/ota-versus-alcochete.html
-
http://divasecontrabaixos.blogspot.com/2006/01/ota-localizao.html
-http://divasecontrabaixos.blogspot.com/2006/01/ota.html
-
http://divasecontrabaixos.blogspot.com/2006/01/alcochete.html
- http://divasecontrabaixos.blogspot.com/2006/02/perguntas-sem-resposta.html
- http://divasecontrabaixos.blogspot.com/2006/02/perguntas-sem-resposta-ii.html
-http://divasecontrabaixos.blogspot.com/2006/02/perguntas-sem-resposta-iii.html