19.7.05

Post Urbano

A minha paixão pela obra de Philip Glass (e, aliás, pelo minimalismo como corrente artística - um dia hei-de escrever um post só com uma palavra) certamente já é conhecida, pelo menos para os clientes deste blogue. Confesso hoje outra paixão (escondida): o álbum berlinense dos U2, "Achtung Baby".
Na primeira audição, juraria que o meu hi-fi estava estragado: a faixa de abertura tinha um baixo subsónico (ai os vizinhos), uma guitarra que soava a um gato metido numa picadora Moulinex (PUB), uma bateria que soava a martelos a bater em bigornas, e um Bono Vox com uma voz carregada de distorção. A faixa em questão chama-se "Zoo Station", e começa com as linhas:

"I'm ready
I'm ready for the laughing gas"

Metáfora, ou cigarros com recheio, pensei na altura. Até um determinado Dezembro, em que fui a Berlin. A residencial onde fiquei foi encontrada via Yahoo (não havia Google ainda), e era numa zona peculiar de Berlin, perto do Jardim Zoológico. O meu primeiro ponto de paragem (depois dos check-outs e malas e duches) era o Checkpoint Charlie, e o Muro - o que restava do Muro. O mais prático seria usar o metro, e foi o que fiz.
Enquanto aguardava pela chegada do metro, reparei numa cena caricata do outro lado da plataforma: um senhor, na casa dos sessentas, vendia a yuppies engravatados balões, que enchia a partir duma botija gigantesca (como é que ele trouxe a botija para ali? Pelas escadas?). Após o pagamento, os clientes continuavam o seu caminho, punham o balão na boca, e riam-se como se não houvesse amanhã. Curiosa como sou, fui até à outra plataforma, esquecendo por momentos a visita ao Muro. Pelo canto do olho, e atrás dos óculos escuros reparei que a botija tinha escrito, em inglês e letras grandes e vermelhas:

"Laughing Gas" - 1 DM

Ainda me estava a refazer do choque quando descobri que aquela linha era a U-Bahn 2, sinalizada por todo o lado com a sigla U2.

zoostation.JPG

Sem comentários: