6.6.08

Quando as escolas são geridas por Autarquias...VI

referi aqui a parceria público-privada criada pela coligação PSD-CDS para (re)construção do parque escolar. As notícias mais recentes só tornam mais claro o negócio erro que se continua a defender:

«De acordo com
o plano de saneamento financeiro, a autarquia de Aveiro pagará 36 milhões de euros pelas escolas, para além de perder as receitas dos parques de estacionamento.

De acordo com
a carta educativa, o custo previsto das escolas é de 12.105.900 euros. Se, a exemplo de várias autarquias, a Câmara Municipal de Aveiro concorresse a verbas do QREN com financiamento de 70% a fundo perdido... o custo das escolas para a CMA seria de 3.631.770 euros.

De referir ainda que a avaliação patrimonial das escolas a desactivar - e cujo património pode ser alienado, caso se prove benéfico - é superior a 5 milhões de euros.

Portanto, com o modelo rentista escolhido, a CMA pagará dez vezes mais pelas escolas do que se escolhesse um modelo isento de risco, e pagará três vezes mais que o custo real das obras. O (consórcio) privado, para além destas verbas, recebe ainda as receitas dos parques de estacionamento. Há negócios fantásticos, não há?
»

in
A Ilusão da Visão

Sem comentários: