30.6.08

Impressoras de objectos/3D de código aberto


Adrian Bowyer, University of Bath (Fonte)

De vez quando, um novo invento faz-nos parar para pensar. Este é um deles: impressoras 3D que conseguem esculpir objectos com base num modelo tridimensional. O material utilizado para a escultura pode ser plástico, metal, madeira ou algum polímero sintético. A maior aplicação desse tipo de equipamento é na indústria, para a confecção de protótipos ou auxiliar no desenvolvimento de projectos para novos produtos e equipamentos. O preço actual inviabilizava a aquisição desse tipo de equipamento por instituições de ensino ou PMEs, dificultando também o acesso a estudantes ou profissionais interessados em realizar estudos sobre novas formas. Mas, agora, existe uma alternativa de baixo custo! Um projecto chamado de RepRap tem uma proposta inovadora: oferecer uma impressora 3D de código aberto!

RepRap (Replicating Rapid-prototyper) usa uma técnica chamada de “Fused Deposition Modelling Rapid Prototyping”, que produz os componentes em camadas de plástico (mas poderá vir a utilizar outros materiais). A equipe RepRap desenvolveu e já está a distribuir o projecto de uma máquina muito mais barata e com a novidade da capacidade de se duplicar.

Uma impressora de objectos! É uma revolução no processo de produção, mas eu acho que pode ser também o princípio de uma nova era.
No futuro, quantas possibilidades de aplicação! "Think of RepRap as a China on your desktop"?
E, do ponto de vista criativo, é uma nova alavanca.
Que mudanças socio-culturais podem ocorrer se a produção de objectos (até agora industriais) passar a estar ao alcance de todos muitos de nós?

Caros pioneiros,
as instruções para a construção da máquina, estão aqui. (Eu vou ser uma seguidora, só vou poder aderir na fase do "manual para utilizadores domésticos".)


[link para RepRap via Linhas Soltas]

Sem comentários: