16.3.08

À escuta #61


A S. vai fazer 8 anos no próximo mês. Lê muito menos que a irmã (que devora livros) mas adora escrever. Copia, anota, faz listas, aponta informações, cria textos e pequenos contos (o último chamava-se "O dente podre do padre"). Ontem ofereceu-me um texto escrito em Word (sem acentos, mas cheio de efeitos especiais porque aprendeu a usar o "insert object"). O presente vinha embrulhado num saco com um laço. Ela quer que eu o mostre à professora (porque tem fama de gostar mais de matemática do que de português) e adorou a ideia de eu o "expor" aqui no blog. Depois da correcção, contámos 6 erros ortográficos, mas ela não sabe se eu devo mantê-los. Mostrar os erros é mau, mas se não tiver erros ninguém acredita que foi ela e ainda julgam que fui eu que escrevi a história! Chegámos a um acordo: vai com erros, escritos noutra cor para as pessoas perceberem que é erro e depois não escreverem mal, mas ponho os acentos porque isso ela sabia, no computador é que não. Façam o favor de estar atentos uma vez que este texto esconde uma regra. Deixo apenas a pista que ela me deu a mim: quantas letras tem o alfabeto?


O NATAL DA JULIANA EM CASA DOS AVÓS

A Juliana está muito feliz porque está a ir para casa dos avós.
Beatriz, que é a outra neta da avó da Juliana, também quer ver a Juliana.
Catarina está a dizer a Juliana que é só preciso virar à direira e já está.
Daniel, o avô de Juliana, abriu o portão e entraram dentro de casa.
Enfeitaram a casa toda com várias cores e de repente disseram:
Feeeeeellllllllllllllllllllllllllllllllliiiiiiiiiiiiiiiizzzzzzzzzzzzzzzzz Natal!!!!!
Gritaram mesmo alto que até os vesinhos ouviram.
Hoje já estamos no dia seguinte e vamos à? - digam todos!
Igreja, resar pelo dia de ontem.
Júlia, a dona da igreja, disse: bem-vindos, e entraram dentro da igreja.
Lá dantes era um museu mas como tinha pouco dinheiro fecharam o museu.
Mas o museu era muito bonito. E continuaram a ver a igreja.
No teto da igreja tem estátuas muito bonitas, disse a avó.
O avô disse: vamos embora, e foram embora.
Para onde vamos? - disse. Juliana disse: vamos para casa, e foram para casa.
Quando chegaram a casa foram jantar. A comida é:
Requeijão, massa, bife e foi água para as crianças.
Sagres de limão para os adultos.
Todas as crianças foram dormir e os adultos ficaram a conversar.
Um minuto passado foram ver se as crianças estam a dormir e na
Verdade, Beatriz não está porque tem cede. A mãe dela disse para ela calçar os
Xinelos e ela foi beber. Passado um bocadinho a mãe foi ver outra vez.
Zee zee ze zee zee está a dormir a Beatriz e todas as crianças.

Sem comentários: