13.7.07

Censura


InApto é o blog de um jornalista de Viseu, A. Pinto Correia. Por contestar a actual direcção do Museu Grão Vasco no jornal Voz das Beiras, foi notificado pela PJ e interrogado sobre os artigos que escreveu. Agora a "perseguição" estende-se ao blog que criou e, pasme-se, aos comentadores desse blog.

«(...) Enquanto jornalista, assinei alguns artigos sobre aquilo que considerei e continuo a considerar um péssimo serviço prestado às gentes de Viseu pela actual directora do Museu Grão Vasco que em lugar de mostrar com o seu trabalho que estávamos enganados, preferiu recorrer aos tribunais, numa atitude óbvia de intolerância.
(...)
Fui, por causa desses artigos que assinei e aos quais não retiro uma vírgula, notificado para comparecer na Polícia Judiciária e interrogado sobre o que escrevi. – Acrescento que me recusei a prestar declarações –
Após duas citações e duas comparências e quando julguei que o MP já tinha matéria suficiente para me queimar num auto de fé, eis que recebo uma terceira notificação para esclarecer – pasme-se! – sobre quem havia comentado neste blog e sobre alguns textos que aqui publiquei. (Ao tempo o blog tinha os comentários abertos. Refiro ainda que curiosamente todos esses comentários e textos desapareceram dos arquivos e que não fui eu a fazê-lo)
(...)
O MP insatisfeito com o trabalho da PJ e certamente pressionado pelos poderes que se movem na sombra resolveu que eu saberia os nomes dos autores de comentários nada favoráveis à Dr.ª Ana Paula Abrantes...
»


Foto de Jean-Sébastien Monzani, Série Noire, Undercover

1 comentário:

Anónimo disse...

Convém também verificar a prosa do aludido Inapto. Vejam-se dois exemplos:

"O ministro das obras públicas foi sujeito a uma intervenção de urgência de “desratização”, segundo um documento do Hospital Amadora-Sintra. No mesmo opúsculo distribuído à população portuguesa, pode ler-se mais à frente “ter sido esta intervenção um fracasso, já que nem os ratos morreram nem foi possível um implante de um único neurónio, tendo ficado sua excelência com um monte de – omitimos a palavra por respeito aos nossos leitores – na cabeça em lugar de um cérebro como seria normal”
Por sua vez o ministério tutelado por Mário Lino afirma que “ a operação do senhor ministro constitui um inêxito, podendo com toda a legitimidade concluir-se que os ratos irão contaminar o espaço escorregadio que serve de cabeça ao OTÁrio, adiando desta forma a resolução do problema do novo aeroporto”."

Segundo exemplo, para não se pensar que é má vontade:

"Um cavalo da casa Real que tentou sem êxito montar Isabel Herédia, acabou com uma pata partida num conhecido hospital da cidade de Lisboa.
Segundo um comunicado elaborado pelo departamento das cavalariças reais, “Houve manifesta má-fé por parte de Sua Alteza, Dona Isabel Herédia, que se baixou propositadamente quando o cavalo tentava montá-la”. O mesmo documento afirma “ser um caso de polícia e o progenitor do equídeo prepara-se para apresentar uma queixa-crime junto do ministério público”.

Como se pode ver, é prosa da melhor, ideias que denotam uma inteligência superior, elegãncia de crítica sem igual.
Realmente não se percebe por que razão tão fino espécime está a ser "perseguido". Isto é realmente uma República das Bananas." Num País civilizado já teria responddo pelos actos, e em Cuba ou na URSS, já teria patinado na Sibéria. Mas os "brandos costumes" ainda andam pelas investigações. Quais? Não basta ler?