21.7.07

Splash

O Teatro Regional da Serra do Montemuro nasceu em 1990 na pequena aldeia de Campo Benfeito, no alto da Serra do Montemuro.

Apresentação da Companhia: «forte aposta na criação de textos originais, inspirados no mundo à sua volta. As peças são concebidas num processo colectivo que une actores, escritores, encenadores, cenógrafos e compositores na criação destes espectáculos.
(...)
inspira-se na cultura popular, desde as máscaras de Lazarim até aos Santos Populares e do cinema mudo até ao fado, sem nunca criar espectáculos “fáceis” ou condescendentes.
É um teatro contemporâneo, com as suas raízes fortemente e assumidamente no meio rural e com a sua actividade em todo território nacional e cada vez mais no palco Europeu.
O texto tem uma função fundamental. Somos em primeiro lugar contadores de histórias. A linha narrativa é o esqueleto de todo o nosso trabalho.
(...)
Sendo uma companhia do meio rural somos por obrigação e por vocação uma companhia itinerante.»

Espectáculos em cena:
Qaribó
Mãos Grandes
O Amor
e
Splash____ a que pude assistir no Rossio, em Aveiro.


Existem momentos assim. Teatro ao ar livre. Um espaço cénico que se foi transformando, e era belo e mágico. Personagens divertidas, provocadoras. O público participativo. Só faltou a manta para pôr sobre as pernas e estávamos em nossa casa na rua, cúmplices nos jogos de palavras e de sentidos.
Nos últimos minutos houve um pequeno problema técnico e faltou a luz. Foi um bom pretexto para aplaudir mais, não fosse a escuridão esconder a gratidão por quem se dá assim aos outros.


Espaço necessário para apresentação:
Espaço cénico – Largura: 07m; profundidade: 07m; altura: 04m
Necessidade de acesso a corrente eléctrica trifásica
Espaço amplo (Jardim, praça, largos…)
Duração da Montagem: 04 horas
Duração da Desmontagem: 02 horas

O Teatro Regional da Serra do Montemuro transporta todo o material técnico (Luz e som) necessário à boa execução do espectáculo.
Disponibilidade para itinerância:
Entre 08 de Junho de 2007 e 12 de Agosto de 2007

Sem comentários: