20.12.06

De esquerda ou de direita

1° Cartaz para as Presidenciais de 2007


Désirs d'Avenir é o site oficial. Ando a seguir a campanha eleitoral de Ségolène Royal. Mas eis que encontro uma entrevista feita a Pierre Bourdieu, meu guru, desaparecido em 2002, em que ele afirma que Ségolène não é de esquerda. Sim, ela é conservadora em várias matérias. Diz coisas como "la famille c’est un père et une mère" e não é favorável ao casamento entre homossexuais, mesmo se a posição dominante no PS francês é mais progressista. É um exemplo. Mas isso é ser de direita? Vá lá, Bourdieu, sê mais claro..., forma de estar, maneira de falar, não chega!

2 comentários:

Nelson Peralta disse...

Ségolène é, pela voz da própria, admiradora de Tony Blair.

Vai competir com Sarkosy pela presidência, sendo conhecido que um dos centros da discussão será a política de imigração face à atuação de Sarkosy no passado. Contudo também Royal defende uma política de imigração bastante mais restritiva!

O papel do Estado nos valores (essa questão do casamento homossexual) é uma das vertentes da dicotomia esquerda/direita.

Mas não há que esquecer a definição do papel do Estado na economia, aí é que sem dúvida os senhores da "terceira via", "esquerda moderna" ou "esquerda atlantista" filhos das políticas de Blair não deixam dúvidas.

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Nelson, Le Pen chegou à segunda volta nas últimas Presidenciais e isso deveu-se muito às suas posições relativamente à questão da imigração e da insegurança. Actualmente os seus scores baixaram, mas apenas porque Sarkozy chamou a si as questões da "extrema direita". Ségolène demarcou-se dessas posições, não fala em punição mas em integração. Mas, é claro, não esperemos milagres, ela tem objectivos eleitorais a cumprir.

Quanto à Aliança Atlântica, era evidente que se iria estreitar com Sarkozy. Ségolène tem sido cautelosa. Não me parece que com ela venham a ocorrer grandes mudanças. Ela vai manter a tradição "gaulista" do se-for-preciso "orgulhosamente sós contra os EUA" na Europa.

No dominio das políticas da familia é que ela me parece muito conservadora e desfasada da realidade francesa. Prefere ainda falar de "união" e não de casamento entre homossexuais. Mas já li que a pressão eleitoral a tem aproximado da posição dominante no PS francês.

A ver vamos...