15.12.06

À escuta #26

S - Mamã, há uma menina na minha escola que é mesmo pobrezinha.
- Mas como é que sabes que ela é pobrezinha?
S - Não sei, é só que ela tem mesmo cara de pobrezinha.
- As pessoas não têm cara de pobrezinha...
S - Têm, ela tem, mas não te sei dizer porquê.
A - Eu sei quem é, é a xxxxxx!
- É da tua turma?
A - Não, é da turma B, mas ela é muito simpática com toda a gente, fala muito com toda a gente, e eu já brinquei com ela.
S - Se ela tivesse cara de muito rica, não ia ser muito simpática.

(...)
- Eu continuo a achar que a cara de uma pessoa pode não querer dizer nada...
S - Então vou deixar de lavar a minha cara, e também não vou lavar os dentes, e nunca mais me penteio.
- Bem, assim ficas a parecer uma menina muito porquinha, mesmo não sendo.
S - As pessoas iam dizer que eu era porca?
- Iam.
S - Mas estavam erradas...
- Estavam...
S - Então o que é que interessa o que elas dizem?

(...)
- O que eu quero que percebam é que não se pode olhar para uma pessoa e dizer que ela é isto ou aquilo, é preciso conhecê-la. e depois, pobres somos todos, porque todos precisamos de trabalhar para ter dinheiro, para depois podermos comprar as coisas de que necessitamos.
S - Então quem não trabalha é o quê?
- É o quê! Quem não tem trabalho ou emprego, está "desempregado". E cada vez há mais pessoas sem emprego, a viver muito mal.
S - Então os pais da xxxxxx não devem ter emprego...

(...)
A - O Pai Natal hoje foi à minha sala.
- O Pai Natal?
A - Era o pai do xxx vestido de Pai Natal, e deu-nos bombons.
- Ah, deve ter sido divertido!
A - Foi, mas sabes, eu mudei de ideia.
- Mudaste de ideia?
A - Mudei. Primeiro pensei esperar pelo Natal para comer os bombons, mas depois decidi comê-los todos hoje. Querias um?
- Não, não faz mal. E à tua sala, S., o Pai Natal também foi lá?
S - Não, vai amanhã. Mas eu sei que não é o Pai Natal. E o Pai Natal não existe, pois não?
- Não existe?
S - Não, mas já existiu..., há muito tempo.

(...)
S - O Pai Natal não podia mesmo existir... Com tantas crianças, ele ia logo esquecer-se das mais pobres! É mentira, são os pais que dão. E também não existem fadinhas dos dentes, são os pais. E todos os adultos mentem!

(...)
A (a chorar) - O Pai Natal não vai a casa da vóvó?
S - Não vai, mamã?
- Eu espero que vá..., mas dizes que ele não existe...
S - Mas existe?



[subtítulo: Idealismo, Materialismo, Moralismo, Ética, Coerência, Negação, Inteligência, Inocência, Irreverência, Ordem, Paciência, Humor, Política, Demagogia, Pedagogia_____ ou "à deriva"]

Sem comentários: