12.10.06

Os virtuosos

Quando estava grávida, tentei educar para a música as minhas filhas-embrião. Tinha lido algures que a sensibilidade artística começava na vida intra-uterina. Pelo sim, pelo não, pu-las a ouvir música clássica, seleccionando o que de melhor conhecia. Sentia-me sempre ridícula, tanto mais que elas nunca reagiam aos estímulos!

Um dia, estava eu muito descansada a ver Brassed Off (Os Virtuosos) e comecei a sentir movimentos. Este filme inglês conta a história de um grupo de mineiros cujo emprego está ameaçado, e que se dedica de corpo e alma à banda filarmónica local. De cada vez que a banda tocava, as bébés mexiam. Foram quase duas horas a testar o efeito daquela música. Decididamente, elas gostavam era de música de fanfarra. Por isso, quando me enviaram este filme(link), chamei-as logo. Seis anos depois, voltou a resultar. O encantamento foi imediato. o delas e o meu. O ritmo dos tambores instiga ao movimento (a coreografia abisma). Obrigada pela remessa, Pirata!

Sem comentários: