28.4.06

2. Famafest organiza ciclos sobre escritores

Filmes de vinte países, todos inéditos em Portugal e alguns em estreia absoluta, concorrem ao Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão (Famafest), que arranca sexta-feira, anunciou o director do certame, Lauro António. O festival, dedicado ao tema "Cinema e Literatura", decorrerá até 6 de Maio, regressando à Casa das Artes e à Biblioteca Municipal, com extensão a São Miguel de Seide e ao novo auditório da Casa de Camilo. Organizado pela Câmara local, com um custo de 71 mil euros, exibirá no conjunto 200 filmes.
Lauro António salientou que o evento envolve um ciclo dedicado a Harold Pinter - "Um Nobel no Cinema - e uma retrospectiva de Samuel Beckett no cinema, durante a qual se apresentam versões das obras teatrais escritas pelo autor de que se comemora este ano 100 anos sobre o seu nascimento.
Há outros ciclos para Charles Dickens, Oliver Twist e Agatha Christie, que junta dezenas de adaptações de obras literárias.

O Famafest homenageia também a escritora Teolinda Gersão, duas actrizes com prestigiadas carreiras (Maria Barroso e Graça Lobo) e o multifacetado Artur Agostinho.

"As crianças e os jovens continuam com o seu lugar cativo - haverá meia centena de sessões especiais", vincou o organizador Lauro António.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara, Armindo Costa, realçou que o Famafest "volta a apostar numa política de acção social na área cultural, com sessões gratuitas para crianças, jovens em idade escolar e idosos".

Jornal de Notícias

Sem comentários: