28.4.06

1. Famafest e os horrores de King Kong


O Festival de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão – Famafest 2006 – arranca sexta-feira mas a novidade maior da sexta edição do certame é o ciclo especial dedicado a ‘King Kong’, no qual se incluem duas películas “de realização horrorosa”.

“São dois filmes desconhecidos do grande público, mas que merecem ser divulgados porque a sua realização é tão primária, e mesmo horrorosa, que acabam por ter imensa piada”, adiantou Lauro António, o director do festival. Estas duas obras poderão, pois, ser comparadas à mais recente versão de King Kong, de Peter Jackson, e outros filmes mais antigos, tal como acontecerá com ‘A Guerra dos Mundos’.

Naquele que é o único festival de cinema no País dedicado à literatura – iniciativa que começa a ser seguida na Europa – vão estar a concurso obras oriundas de 16 países e todas inéditas em Portugal.

O festival prolonga-se por dez dias, durante os quais serão exibidos mais de 200 filmes e exibições dedicadas a escritores como Agatha Christie, Samuel Beckett, Charles Dickens e Harold Pinter (Nobel em 2005).

O festival, que abre ainda espaço à animação infantil, serve ainda para prestar homenagem à escritora Teolinda Gersão e às carreiras artísticas de Graça Lobo e da antiga primeira-dama Maria Barroso.

Mário Fernandes (Braga)
Correio da Manhã

Sem comentários: