1.6.12

História contada a uma criança

Do prefácio: «(...) O jovem professor de física e química, com interesses intelectuais muito mais vastos, era pai de uma criança de sete anos acabada de entrar na escola primária. Foi esse filho o destinatário...».

Como presente da minha comunhão solene, recebi uma Bíblia Ilustrada, o livro "O Porquê das Coisas" e "As Origens de Portugal", entre outros presentes que esqueci. Li, reli estes três
livros imensas vezes. Há poucos anos, descobri que o meu primeiro grande livro de História tinha sido reeditado pela Calouste Gulbenkian. É uma edição muito cuidada e belíssima. Foi a vez das minhas duas filhas receberem o seu primeiro grande livro de História. Infelizmente, esta História de Portugal termina cedo, com Afonso II. Cá em casa, houve muitas noites de leitura, à medida que elas avançavam na matéria de História na escola, e na medida do sono que tardava sempre a chegar. A ideia de que um pai tinha escrito aquela História para o filho, um menino da idade delas, ajudou a encarar a grandeza do livro. E depois, o autor tutua, o que facilita o diálogo. Logo no início, houve uma grande discussão a propósito destas afirmações: "Tu és português porque nasceste em Portugal. O teu pai e a tua mãe também nasceram em Portugal...". É que nenhum dos pais (delas) nasceu em Portugal. Se o Rómulo de Carvalho soubesse isso, teria escrito outra coisa... só para elas.

Feliz dia para as nossas crianças!

Sem comentários: