18.6.12

pas élu...

Estas eleições legislativas, em França, não podem ser lidas sem os não eleitos!

Royal não foi eleita, sendo que, qual novela, a primeira-dama francesa, Valérie Trierweiller, apoiou Olivier Farlorni (que se candidatou apesar de o PS ter escolhido Ségolène Royal para se apresentar naquele círculo eleitoral).

Depois de ter eliminado Jean-Luc Mélenchon (Front de Gauche) na primeira volta, a líder da Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, acabou por também falhar a eleição para o Parlamento. Mas felicitou-se pelo “sucesso enorme do seu partido”: a sua sobrinha de 22 anos, Marion Maréchal-Le Pen, conseguiu-o (e, para além dela, apenas mais deputado da FN), tornando-se na mais jovem deputada (um orgulho para o avô, Jean-Marie Le Pen).

François Bayrou, presidente do centrista MoDem, também foi derrotado na circunscrição em que concorria.
 
Claude Guéant, que foi ex-chefe de gabinete e ministro do Interior e se distinguiu por dizer que nem todas as civilizações têm o mesmo valor (falava da civilização árabe), também não obteve o seu lugar de deputado. Enfim, a UMP (o partido de Sarko) foi severamente punida.

Dizer que o PS obteve
maioria absoluta não tem nenhum interesse. Victor Hugo, Balzac, Zola, regressem! Continua a haver imensa matéria de "acusação"!

Sem comentários: