4.5.08

À escuta #67


Não sei quais são os presentes que me estão reservados para o Dia da Mãe, elas têm feito um imenso mistério à volta deles. Parece que um cheira mal mas que depois vai deixar de cheirar..., e é tudo o que percebi. Mas, esta semana, já tive um (ou muitos) entre as tropelias que tantas vezes também me exasperam. Entrei em casa e elas já dormiam. Sobre a mesa da cozinha, tinha um vaso partido e um recado.
Era uma declaração de culpa, "foi eu que parti o vaso, foi eu a Sofia", "eu espero que tu não te zanges comigo". Não me "zangei", fiquei com saudades dela. E, para matar saudades, mesmo estando presente todos os dias, o que mais me conforta são os mimos e a cumplicidade nas conversas, sobretudo antes de adormecerem. Hoje desforrei-me. Discutimos pormenores da ópera, que o professor de música só fazia de conta que tocava violino mas não tocava, que a Isabel procurava anões porque tinha lido a história da Branca de Neve, que os meninos do coro eram muito pequeninos e havia uns que bocejavam, outros que não paravam quietos e aquele que tirou o chapéu-cogumelo ao do lado, e risos, e, sinceramente, a S. achava que não tinha percebido tudo, enquanto a A. dispensava o ladrão. Pelo meio, sempre um pouco de choraminguice da S. que conseguiu meter um agrafo num dedo, ela teve mesmo que puxar o agrafo com força para ele sair do dedo!, e se o super-penso que a mamã fez consolou um pouco, a verdade é que ainda doía e talvez nunca mais sarasse. A A. achou que era óptimo ter sido a S. e não ela a magoar-se porque normalmente é o contrário, e que a S. a goza e ela não goza ninguém. Quis saber quanto tempo é que vai demorar até a sua franja ficar do tamanho do resto do cabelo, eu que não esquecesse de entalar bem os lençóis, e adormeceu. A S. pediu "mais massagens nas costas" que ontem eu não tinha feito. Disse-me que ainda lhe devo o euro que ela me emprestou na papelaria... e que era mesmo bom adormecer assim, mas para eu não a cobrir com o edredão que tem sempre calor.

As minhas Noites da mãe são mais calmas que os meus Dias da Mãe. mesmo que não faltem reivindicações! :)

Sem comentários: