21.4.07

Orfeu nos Infernos

Para quem ainda não tiver programa para a tarde de domingo___ que se adivinha chuvosa, dia 22 (17h00), e se viver em Aveiro ou a uns escassos quilómetros, deixo uma sugestão: assista à estreia da versão em português da obra Orphée aux enfers, de Offenbach, pela Classe de Canto da Universidade de Aveiro e Orquestra Filarmonia das Beiras. Raquel Camarinha e Alberto Sousa traduziram a opereta em 4 Actos com libreto de Hector Crémieux e Ludovic Halévye. A encenação é de Carla Lopes e é divertidíssima! A direcção musical é de António Vassalo Lourenço. Acabo de chegar do Teatro Aveirense e ainda estou com o Can-Can no ouvido!

No programa: No ano em que se comemoram os 400 anos da estreia da ópera de Claudio Monteverdi "La favola d'Orfeu", a OFB em co-produção com a UA e o TA, apresentam esta ópera burlesca, numa estreia da versão em português. "Orfeu nos Infernos" é uma sátira ao mito de Orfeu, com música de Jacques Offenbach (1819-1880), na qual surge o tema que tornou o compositor e esta ópera dignos de notoriedade internacional: o Can-Can. (...)

Eu gostei particularmente de ouvir (e ver) a Eurídice/Raquel Camarinha, o Cupido/Susana Ferreira e John Styx/Pedro Ferreira, mas muitos outros novos valores se revelam neste espectáculo.

Não é má ideia dar uma vista de olhos prévia a algumas gravações do mesma obra levada a cena pela Opéra Nacional de Lyon. Talvez aguce o apetite e, sendo evidente a diferença de meios, não me parece que a encenação que vi hoje fuja muito a este modelo. Alors là, vraiment, goutez moi ça, Offenbach c'est super!

Offenbach's opera "Orphée aux enfers"
Opéra national de Lyon 1997

Do III Acto - Natalie Dessay canta a ária "Ah! Quelle Triste Destinée"



(Ainda III Acto) Natalie Dessay and Laurent Naouri interpretam "Il m'a Semble sur mon Epaule (O dueto da Mosca)



IV Acto - Festejo do último galope infernal

Sem comentários: