29.11.04

Idade do Meio

Os meus próximos entrevistados: João Paulo Oliveira, administrador industrial da Vulcano e Gonçalo Tavares, escritor. Têm 38 e 34 anos.
Estamos todos na idade do meio. Será que com os homens também é assim?

estou na idade do meio. é urgente o registo porque daqui a pouco já não estou lá

talvez existam várias idades do meio. então, cheguei apenas à minha primeira idade do meio
é assim, já não temos vinte e muitos, passamos os 35, estamos quase nos 40, mas estamos próximos de todos
ainda há pouco não tínhamos filhos, partíamos de viagem, marcávamos reuniões, saíamos à noite sem programar babysitting,


não falávamos de filhos, das suas gracinhas, conquistas e febres,

consumíamos cinema, teatro e concertos com inconsciência e curiosidade, dávamos beijos, alguém dizia sempre bonita ou vamos? e nós às vezes íamos, outras não, não faz mal
agora estamos lá e em dias bons pensamos estou bonita e depois vamos... beijar os filhos, às vezes fazemos amor e é bom, outras não, não faz mal
mas somos como ainda há pouco, ou queremos ser, não estranhamos os da idade anterior
às vezes vivem como nós, têm filhos com a idade dos nossos, e são colegas no trabalho, parceiros na classe de dança, vizinhos do T2 de férias mas têm menos 10 anos
às vezes vamos um pouco mais à frente, outras vezes atrasamo-nos
quando eles têm apenas mais alguns anos mas os putos já têm namoradas, estão a acabar o liceu, têm os seus programas
e eles são ainda bonitos e apetece às vezes dizer vamos? e é tão complicado ir, não faz mal
somos todos, os de antes e os que se seguem
mas eles nem sempre se dão conta disso, não faz mal
o meu colega vladimir que estuda design e faz maquetes com um cuidado de artesão insiste em me tratar por você, a alice olha para as minhas filhas pequeninas e diz que saudades
mas eu ainda estou a aprender, como ele, e já sei como são essas saudades, alice
antes da idade do meio, há um periodo de transição, somos menina no cabeleireiro, senhora no táxi, miúda para piropo, sôtora no emprego
na idade do meio a menina e a miúda desaparecem, parece que só somos uma coisa
não faz mal
na idade do meio protegemos o núcleo duro mas somos extensas e elásticas
amamos mais


5 comentários:

Anónimo disse...

my dear a tonalidade mudou. reconheceste a mudança. pergunto.
louise

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Louise,

A noção de distância, inerente até à mais perfeita contiguidade de dois pontos, cedeu perante a furiosa arremetida da fruição da escrita. e da casual simplicidade do fruidor.

Por favor, continua atenta.

kimikkal disse...

Reflexão interessante. Muito bom o teu Blog!

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Obrigada Kimikkal, volta sempre. E está atento às próximas entrevistas. Penso que são interessantes.

JPN disse...

ía a responder quando me assolapou a pergunta: onde é que eu estou? muito gostei de ler esta reflexão.