26.2.12

The iron lady

Fui ver há dias "The Iron Lady". A interpretação de Meryl Streep é extraordinária! Mas fiquei a pensar neste casting... Por que razão escolheram uma actriz que suscita tanta ternura para representar uma mulher como Margaret Thatcher? Houve momentos em que me senti incomodada, começava a gostar da Dama de Ferro! Hoje vi esta notícia e acho que a Meryl Streep faz a síntese perfeita. O ponto de vista muito subjectivo da realizadora sobre uma grande vida: "a perda de poder, uma viagem ao passado do poder do ponto de vista da impotência". A verdade é que foi essa subjectividade que transformou uma biografia numa obra de arte. O filme é belíssimo! A forma como a câmara fica quieta e assiste ao deambular vacilante da velha senhora pela casa (última cena) encheu-me a alma. Demorei tempo a aderir à visão de Phyllida Loyd mas saí da sala rendida. Já agora, no Youtube é possível ver vídeos com episódios da vida política da verdadeira Iron lady, episódios esses que são evocados ou "decalcados" no filme. É impressionante a fidelidade! É impressionante a deriva!

Sem comentários: