18.11.11

Batimentos humanos


Christian Boltanski criou um arquivo com batimentos humanos do coração. Vários voluntários gravaram os seus batimentos cardíacos. O objectivo foi instalar estas gravações, em permanência, na remota ilha japonesa Teshima. Esta ilha não é habitada, e é uma das ilhas onde decorre o Setouchi International Art Festival.
Assim como as impressões digitais, os batimentos cardíacos são únicos para cada indivíduo. Nesta exposição permanente, os visitantes têm a oportunidade de ouvir os batimentos cardíacos de uma grande variedade de pessoas, incluindo pessoas que já não estão entre nós (os mortos), pessoas de países distantes e as pessoas que amam. Boltanski é fascinado pela singularidade de certas experiências humanas e pela efémeridade da vida.

Estou interessado no que eu chamo de ‘memória breve’ – uma memória emocional, um conhecimento quotidiano breve que, ao contrário da memória que é preservada nos livros de história, é esta que nos torna únicos, mas é, também, extremamente frágil e desaparece com a morte. Essa perda de identidade é muito difícil de aceitar “.



[Imagem: Christian Boltanski, Les Archives du Coeur, 2010-2011, Setouchi Int. Arts Festival, Fotografia Yasuhide Kuge]

Sem comentários: