31.8.08

À escuta #75


[Espontaneamente e sem se aperceberem da questão sensível que abordavam, as minhas filhas de 8 anos que, até agora, eu via como mamãs sempre sonhadoras rodeadas dos seus imensos filhos imaginários (sobretudo a S., cujo instinto maternal a leva a tratar os seus nenucos com extremo cuidado, alimentando-os todos os dias, mudando-lhes a fralda e a roupa - que lava e pôe a secar com regularidade, etc., etc.), revelaram-se a favor da legalização da IVG! Eu, confesso, tive dúvidas quanta à orientação a dar...]


- O tio R. foi um bebé inesperado, o vovô e a vovó pensavam que já não teriam mais filhos...
S - Isso é possível? Então pode acontecer uma senhora ficar grávida sem querer ter filhos?
- Pode...
S - Que chatice! Então e ela tem o filho que não quis ter?
- Oh, depois o bebé nasce e os pais adoram logo o filho..., foi o que aconteceu com o tio R.. E eu fiquei mesmo feliz quando soube que ia ter mais um irmão...
S - Mas imagina que uma mãe não quer mesmo, ela não pode parar de ficar grávida? Sei lá, ir ao médico e dizer que se enganou...
- Uma gravidez não se interrompe assim de qualquer maneira... Se o casal não quer ter filhos, deve ter certos cuidados. Há coisas que as mulheres e os homens devem fazer para o espermatozóide não chegar ao óvulo. Eu já vos falei...
A - Mamã, mas imagina que a senhora já tem 38 filhos e descobre que está outra vez grávida, e que não tem dinheiro para tratar dos filhos todos, coitadinha. Ela não pode fazer nada?
- Nesse caso, eu acho que o médico ia compreender, até porque para a saúde da senhora seria mau ter ainda mais filhos...
A - Ah!
S - Ninguém tem 38 filhos! Nem 20! ... Não pode ser, não é?
A - Se calhar até pode, porque certas pessoas não podem tomar todos os medicamentos..., como a pírula ou lá o que é... e então pode acontecer.
S - 38 filhos? Os médicos não deixavam! Se eu fosse médica, não deixava! Mas a sério, por exemplo, se tu ficasses grávida sem querer, pedias ao médico para parar a gravidez?
- Eu acho que certas pessoas podem ter razões para não deixar avançar a gravidez, eu se calhar não tinha razões suficientes, não é?
S - Pois, mas ficar grávida sem querer é mau.
- É por isso que os casais pensam antes de fazer amor.
A - Pensam o quê?

Sem comentários: