30.6.06

Andrew Bird

Vocês vão querer ouvir mais...

    A Nervous Tic Motion of the Head to the Left, do álbum The Misterious Production of Eggs




    Lull - do álbum Weather Systems

being alone it can be quite romantic
like jacques cousteau underneath the atlantic
a fantastic voyage to parts unknown
going to depths where the sun’s never shone
and i fascinate myself when i’m alone

Abandono-me

deito a cabeça no teu ombro. já dormes.
o meu braço atravessa o teu peito de sentimentos fortes e seguros.
agarro-me ao teu braço, que do outro lado repousa ao longo do corpo.
seguro-me com força e solto os fantasmas.
sou, de novo, a criança que quer apagar o medo da perda.
mas só enquanto dormes.

(Este suave deslizar acontece aqui)

Diálogo emprestado...

Dá-me uma razão para a descrença, nem que tenhas de me analisar os genes para descobrir neles a raiz das minhas construções sem alicerces ou das escadas de onde me sinto cair lentamente quando tento subir.

(Todas as
palavras em linha, aqui)

29.6.06

A Pista

Antes deste filme, Eric Valli já realizara Himalaya, l'enfance d'un chef. Em La Piste os grandes espaços são agora os do deserto da Namíbia mas o olhar, esse, mergulha mais uma vez num horizonte sem fim e nunca deixamos de sentir a beleza e a violência da Terra.


Como no primeiro filme, a sensibilidade antropológica de Valli marca o argumento. A viagem de uma jovem ocidental ao continente africano é apenas um pretexto (muito usado, é certo!) para nos aproximarmos das suas gentes e para compreendermos o que não é óbvio. A ideia (que não é nada original, pois não!) da importância de tentar ultrapassar todos os obstáculos, geográficos, políticos ou pessoais, pelo caminho que se percorre, e porque esse caminho encerra em si inúmeras lições de vida, está presente ao longo de todo o filme. Mas enfim, a vida é assim mesmo. E há mais, há essência. Entreajuda e sobrevivência. Miséria e ambição. Paixão e amizade. O que une os homens? Por que se combatem? Pode o corpo viver afastado do espírito? Por quanto tempo?




O argumento tem falhas, não por ser muito abrangente mas porque tem uma forma "redonda", previsível. E Camille Summers (Gracie), com uma representação muito "estereotipada", quase estraga por completo o filme. Mas eu gostei, e muito, deste filme. Os diálogos são encantados, algumas temáticas são corajosas (tráfico de diamantes, alcoolismo nas tribos, origem e motivações dos membros de guerrilhas) e a fotografia é sublime.

Vejam e deliciem-se: Site de ERIC VALLI, fotógrafo e realizador.

28.6.06

Já vos falei do Mercado Negro e volto a falar



Esta quarta-feira 28 pelas 22h na sala vermelha do Mercado Negro, apresentação e leitura de:

Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro
A. Pedro Ribeiro

com:
A. Pedro Ribeiro
Isaque Ferreira
valter hugo mãe


Associação Cultural Mercado Negro
R. João Mendonça, 17, 3800-200 Aveiro
http://mercadonegro-aveiro.blogspot.com
mercadonegro.correio@gmail.com


objecto cardíaco
apartado 520, 4480-998 Vila do Conde
www.objectocardiaco.pt
http://objectocardiaco.blogspot.com
correio@objectocardiaco.pt
tel/fax: 252 688 359


The Hire


O Videolab Coimbra 2006 regressa ao Fórum FNAC para a exibição de uma das mais esperadas e aclamadas sessões:
The Hire - filmes da BMW

Aclamada nos mais importantes festivais internacionais de publicidade, a colecção faz já hoje parte da exposição permanente do Museu de Arte Moderna. Protagonizada por Clive Owen (bem conhecido de "Sin City - A Cidade do Pecado"), a série é composta por 8 filmes e conta com a colaboração de talentosos realizadores de Hollywood. Nesta "dream team" encontram-se nomes bem conhecidos como David Fincher, Ridley e Tony Scott,John Frankenheimer, John Woo, Ang Lee, Wong Kar-Wai, Guy Ritchie, Joe Carnahan ou Alejandro González Iñarritu.

Com a coordenação e apresentação a cargo da Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC), no dia 28 de Junho, pelas 22H00, vai-se poder assistir à colecção filmes que deu à BMW mais de 100 milhões de visitantes ao site. Naturalmente e depois de números tão reveladores da eficiência estratégica, os filmes deixaram de estar disponíveis e começaram, desta forma, o seu percurso de verdadeira preciosidade de coleccionadores.

Contaremos com a presença de Dr. Paulo Antunes (Presidente da FORDOC) e do Dr. Pedro Motta da Silva (docente na ESART e mestre europeu em Audiovisuais e Multimédia), que permitirá o devido enquadramento dos filmes apresentados.

Pelas 18H00, o Videolab Coimbra 2006, apresentará a sua 21ª sessão com uma selecção de filmes generalistas do Brasil, Canadá, Espanha e Portugal.

Relembramos que se mantém até ao dia 30 de Junho, na Livraria XM, a Instalação Videolab; na Galeria Santa Clara, a Mostra de Filmes "DVD+TV Videolab" e a Instalação Multimédia "Panarom" de Rianne van Schijndel; e na Sala Branca do TAGV, a exibição da instalação "William Carlos Williams" de Nick Jordan*.

27.6.06

Love it or hate it

"Love it or hate it" é a assinatura de uma campanha de imprensa da Unilever Bestfoods. Da autoria da DDB London, venceu um Lion de Prata nesta categoria. E agora vejam lá quem aparece ao lado de Bush ou de Mr. Bean!

Barcode (s)



O Titanium Lion (Cannes) premeia conceitos absolutamente originais e inovadores. O vencedor deste ano foi uma pequena empresa de publicidade japonesa a quem se atribui a criação do BARCODE DESIGN, mas esta decisão foi e continua a ser controversa. Ontem, recebi um link de uma empresa de Berlim acompanhado do comentário de que o BARCODE vencedor lhe era "familiar": vejam Pfadfinderei




The jury all agreed that the Design Barcode work was a totally original concept, which is exactly what the Titanium was all about.
The awarding of the Titanium Lion to a small Japanese design agency that has re-designed barcodes caused its fair share controversy.
Feathers weren’t ruffled because the barcode idea won – it truly is a ground-breaking and stunning concept – but the fact that the judging panel wanted a never-been-done-before idea meant that integrated campaigns like VB ‘Boonie’, Virgin Mobile ‘Jason Donovan’, Adidas ‘Be the Ball’, Tooheys ‘Stolen Glasses’ and Lynxjet did not get up.
Integrated campaigns can be brilliant, but they are not new, argued the jury president David Lubars.
“We wanted to return to the original charter of the Titanium – Titanium is about the new, the first,” Lubars said.
Cannes chairman Terry Savage conceded the goal posts had been shifted and he is considering introducing Integrated Lions next year.
Controversy aside, the jury was unanimous in its decision to award Design Barcode.
The concept is a simple one – the agency has scored copyright to design all barcodes as branding devices. An example is the barcode on all merchandise for the Hiroshima Museum – it is in the shape of a mushroom cloud.
“We think this idea can lift the world and lift people. It could become a beautiful, global piece,” said Lubars. “It talks to literally everyone on earth.”
Another jury member, Australia’s Craig Davis, said the idea was literally an invention.
BMF Sydney ’s Warren Brown added: “This has been right under our noses. It’s quite stunning. It stopped us all in our tracks the moment we saw it.”
Lubars praised the VB ‘Boonie’ concept, saying all jurors thought the idea was brilliant and it was seriously considered for a Titanium Lion. The Boonie Doll was given to all jurors and were the hottest merchandise piece of the week.
NZ Creative Circle Blog

26.6.06

Lions para a Leo Burnett Lisboa e para a MSTF Partners

Os portugueses arrecadaram quatro Leões na 53ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes (...).

A Leo Burnett Lisboa conseguiu três troféus, um deles numa das categorias mais disputadas: televisão. A agência ganhou um Leão de ouro com o anúncio «Alzheimer», que faz parte de uma campanha contra a violência infantil e foi também contemplada, na categoria de Marketing, com um Leão de prata para o trabalho «Bola Amiga».

A agência foi também contemplada com um Leão de bronze para uma acção de «mailing», «Christmas Gift», com a mensagem, enviada por correio, «Para alguns nunca é Natal».

A agência MSTF Partners, também de Lisboa, ganhou um Leão de Ouro na categoria de Rádio, com uma campanha para a PT Prime.

Fonte: Diário Digital

Cannes Lions 2006

Já foram atribuidos os prémios deste ano!

Titanium Lion - Japão - Design Barcode


Grande Prémio: BBDO Londres - Guiness

25.6.06

Reflectir é melhor que agradecer

Asisto un poco sorprendido a la situación actual del mundo editorial.
Por un lado, cada vez se esta produciendo una mayor concentración de los puntos de venta, por medio de cadenas, hipermercados y otras formulas de comercialización de productos. Estas cadenas tienen una política comercial muy clara con respecto al libro: es un mero objeto de venta y generación de ganancias. Detallando por nombres:
- Fnac. Nació como una cooperativa que comercializaba libros y música, y realizaba actividades sociales y culturales. Incluso llego a disponer de un servicio de venta de libros de segunda mano. Pero progresivamente fue incluyendo otros objetos de ocio. En los últimos años en el porcentaje de superficie de venta de libros se ha ido reduciendo a favor de la electrónica y otros productos de mayor valor añadido (en todas sus sedes). En informes internos de la empresa se afirma que el libro es un mero instrumento para atraer compradores de otro tipo de productos.
- Bertelsmann. Compraron diversos “Club del Libro”, “Círculos de lectores”,.. y otros tipos de formulas de venta directa, implantado el esquema de “penalización” al vendedor. Es decir, si el vendedor no llega al cupo mínimo de venta estipulado, tiene que pagar una penalización. Esto ha ido provocando la salida de los vendedores menos agresivos, que coincide con los más conocedores del mundo literario y preocupados por los libros y sus contenidos (el caso de Portugal en un buen ejemplo de lo que ocurre cuando esta empresa adquiere a otra).
- Bertrand. Ha intentado crear un imperio similar a la FNAC, pero solo con libros. Para financiar su expansión en ciudades medias de Portugal ha tenido que acumular fondos de forma rápida. Para ello se ha convertido en una cadena de librerías experta en libros de éxito rápido, libros de auto- ayuda, libros de literatura infantil de baja calidad,….
Estos tres ejemplos me hacen ser bastante escéptico sobre las ventajas que una posible adquisición de Bertrand, por parte de Bertelsmann, puede tener para el mundo del libro. Y tampoco veo las ventajas de que Bertrand habrá en el Estado Español.
Pero lo que me asombra de verdad es la actitud de los pequeños editores. Están negociando con estas cadenas, ofreciendo el oro y el moro, abandonando a las pequeñas librerías especializadas. A los grandes les ofrecen fondo, descuentos, promociones, visitas de autores, exclusividad en ferias,…. Y a las pequeñas condiciones más duras de pagos, limitación de promociones…..
Alguien debería decirles a estos editores que lo de las grandes cadenas es “pan para hoy y hambre para mañana”. Deberían comenzar a aplicar criterios serios de marketing y comenzar a organizar actividades coordinadas con librerías de calidad y especializadas. Lo contrario será su desaparición.

Es como el cuento del cocodrilo y el escorpión.

Tiempo al tiempo.

Carles García Domingo

Este blog é o programa de televisão dos meus sonhos #2

Eu também quero descobrir quem faz a voz da Barbie! Juro, por una cabeza!

Last 20 Searchengine Queries
23 Jun, Fri, 14:43:48 Google: jacinto chiclana Piazzola
23 Jun, Fri, 14:46:13 Google: A política como vocação
23 Jun, Fri, 15:22:31 Google: divas e contrabaixos
23 Jun, Fri, 16:06:11 Google: paula rego bailarina estilo
23 Jun, Fri, 17:06:11 Google: jacinto chiclana
23 Jun, Fri, 17:09:15 Google: videolab coimbra
23 Jun, Fri, 17:26:35 Google: divas al gore
23 Jun, Fri, 17:28:49 Google: "por una cabeza"
23 Jun, Fri, 18:01:03 Google: labor hannah arendt
23 Jun, Fri, 18:26:03 Google: política como vocação
23 Jun, Fri, 19:29:02 Google: por una cabeza
23 Jun, Fri, 20:07:38 Google: Ignorância Kundera
23 Jun, Fri, 20:21:29 Google: nome oficial: suécia
23 Jun, Fri, 21:15:42 MSN Search: argentina diva
23 Jun, Fri, 21:42:49 Google: divas del mundial 2006
23 Jun, Fri, 21:51:33 Google: pias costa do marfim "curiosidade"
23 Jun, Fri, 23:44:41 Google: "por una cabeza"
24 Jun, Sat, 00:05:02 MSN Search: principais produtos agricolas da croácia
24 Jun, Sat, 00:53:33 Google: eu quero descobri quem faz a voz da barbie
qual e o nome dela
24 Jun, Sat, 03:01:31 Google: historia da vida Olof Mellberg

24.6.06

Eu ainda não falei do Mercado Negro... mas o gato legível é um bom pretexto para começar



HOJE, SÁBADO 24:
PORTUGAL DE PLÁSTICO
pelo gato legível
22h no auditório do Mercado Negro

neste fabuloso espectáculo serão lidos textos de:
Alexandre O'Neil
Mário Cesariny
Mário Henrique Leiria
Paulo Araújo
João Habitualmente
Almada Negreiros
Palhaço do Lado
Adília Lopes
Jorge de Sousa Braga
António Maria Lisboa
& ainda:
leitura inclusa de medicação avulsa
receitas knorr
notas de rodapé do manual prático
da mulher na sala e
na cozinha - edição revista


MERCADO NEGRO
R. João Mendonça, 17, 3800-200 Aveiro


Teste à minha vocação como futuróloga. não custa nada...

QUARTOS DE FINAL
Alemanha x Argentina
Inglaterra x Portugal___________________e ver se os jogadores aguentam a pressão dos media que vão recordar até à exaustão aquele jogo fatídico e mais o Euzébio, blablabla
Itália x Suiça
Brasil x Espanha

MEIAS FINAIS
Portugal (claro!) x Alemanha
Itália x Brasil

3° LUGAR
Itália x Alemanha______________Vence a Alemanha

FINAL
Portugal (claro!) x Brasil_____Vence Portugal (claro!)

Este blog é o programa de televisão dos meus sonhos #1

Last 20 Searchengine Queries
21 Jun, Wed, 14:25:44 Google: divas 2006.com
21 Jun, Wed, 14:37:20 Google: fotos de inundações de agua
21 Jun, Wed, 14:39:19 Google: fundação champagnat
21 Jun, Wed, 15:54:00 Google: divas no divã
21 Jun, Wed, 16:01:34 Google: casa da criança em tires
21 Jun, Wed, 16:11:01 Google: DIVAS DO MUNDIAL
21 Jun, Wed, 16:39:08 Google: morada fundação champagnat
21 Jun, Wed, 16:58:55 Yahoo: MUSICA PARA BÉBÉS music feature:audio
21 Jun, Wed, 18:01:36 Google: comida e literatura da costa do marfim
21 Jun, Wed, 18:36:50 Google: Por una Cabeza
21 Jun, Wed, 18:42:51 Google: escritor famoso da sérvia e montenegro
21 Jun, Wed, 19:45:57 Google: moda 1900-1970
21 Jun, Wed, 20:07:28 Google: nome das principais jazidas hoje exploradas
no brasil
21 Jun, Wed, 20:20:07 Google: pastoral americana philip roth
21 Jun, Wed, 20:36:22 Google: moderato cantabile
21 Jun, Wed, 22:39:55 Google: "filme de andrés lieban
22 Jun, Thu, 00:29:05 Google: indo eu à caminho de Viseu
22 Jun, Thu, 00:38:15 Google: eva espacial de salvador dali
22 Jun, Thu, 00:52:59 Google: fotos de pênis bem dotado
22 Jun, Thu, 01:58:02 Google: expectativa de vida no irao

23.6.06

Mundial #13

FRANCA - TOGO

Eu sei que o ZIDANE e tal, pois, até tem um site só para ele,... mas face à História do Togo, o que vale uma suspensão! Nada que sensibilize o meu Jules, é claro! ;)

HISTÓRIA DO TOGO
Séc. XV - Chegada dos portugueses. As tribos instalam-se ao longo da costa, vêm de diferentes países, os Ewé do Nigéria e do Benim, os Mina e os Guin do Gana.
Séc. XVI - Início do tráfico de escravos. Várias tribos, nomeadamente os Mina, penetram no interior do país a soldo dos europeus, para comprar escravos Kabyé e de outras tribos do Norte.
1884 - Os Alemães fazem um acordo com um chefe local, o rei Mlapa III, e desenvolvem as culturas do cacau, café e algodão, dotando o Togo da melhor infraestrutura do género em África.
1918 - A Alemanha capitula na Primeira Guerra Mundial, Lomé passa a ser inglesa.
1919 - A França, sob mandato da Sociedade das Nações, passa a deter dois terços da anterior colónia alemã (correspondente ao actual Togo); o outro terço é recuperado pela Grã-Bretanha. A tribo dos Mina torna-se predominante. Por outro lado, os Ewé ficam divididos pelas duas potências.
1946 - O Togo francês e o Togo britânico tornam-se territórios sob a tutela da ONU.
1960 - Proclamação da independência do Togo francês a 27 de Abril.
1963 - Golpe de estado. O primeiro presidente togolês, Sylvanus Olympio, é afastado, o seu cunhado Nicolas Grunitzky assume o comando.
1967 - Novo golpe de estado. O exército toma o poder sob a direcção do jovem tenente-coronel Gnassingbé Eyadéma.
1969 - Nascimento da União do Povo Togolês (RPT), partido único que elege o presidente Eyadéma.
1974 - O avião do presidente Eyadéma cai no Sara-Kawa, a norte do país. O presidente escapa são e salvo mas a responsabilidade do acidente é imputada aos meios financeiros "imperialistas". Nacionalização das minas de fosfato, novo símbolo do desenvolvimento industrial do país.
1980 - Recessão, após vários anos de crescimento económico.
1986 - Tentativa de golpe de estado. Treze atacantes são mortos.
1990-1997 - Debaixo de grande pressão internacional, Eyadéma aceita uma transição para uma democracia fundada no multipartidarismo. Período de motins e agitação. Centenas de milhares de togoleses refugiam-se no Gana e em Benim.
1998 - Eleição (contestada) do presidente Eyadéma (52% dos votos) para um mandato de cinco anos. Relatório assustador da Amnistia Internacional sobre a situação do país. A Federação Internacional dos Direitos do Homem publica um relatório que qualifica o Togo como "uma ilusão de semi-democracia".
2002 - As eleições legislativas ficam marcadas pelo boicote da oposição. A União do Povo Togolês (RPT) vence, obtendo 72 dos 81 lugares da Assembleia Nacional.
2005 - Morte de Gnassingbé Eyadéma a 5 de Fevereiro (após 38 anos seguidos de presidência). O exército entrega o poder ao seu filho, Faure Gnassingbé Eyadéma. A 25 de Fevereiro, a legalidade constitucional é reposta com a demissão de Faure. Novas eleições presidenciais a 24 de Abril. O chefe da oposição Emmanuel Bob Akitani contesta o resultado das eleições e declara-se vencedor com 70% dos votos. Mas o anúncio oficial dos resultados declara Faure Gnassingbé Eyadema como o presidente eleito. Pouco depois deste anúncio rebenta uma onda de confrontos que provocará cerca de 1000 mortes.
A 3 de Maio Faure Gnassingbé Eyadema faz juramento e afirma que se irá centrar «na promoção do desenvolvimento, do bem comum, da paz e da unidade nacional».

Fontes: Wikipédia e Togo Histoire

Realidade e ficção

Foi você que pediu? Ou o caso de alguém que já merecia um prémio... mas não o Arre Macho 2006!

22.6.06

Mundial #12

JAPÃO


Fotos daqui [e leiam a excelente entrevista a Oe]

Um testemunho de vida (manipulado Pró-Vida, mas esqueçamos esse detalhe(se quiserem). do escritor japonês Kenzaburo Oe, Nobel de Literatura de 1994.

Quando Oe vê o recém-nascido, fica profundamente confuso: uma criatura monstruosa, parecendo ter duas cabeças. Metade do cérebro saía do crânio, envolvido em faixas ensangüentadas... Na boca um grito que não conseguia sair.
Oe narra esta dramática experiência, anos mais tarde, no seu romance Uma questão pessoal: "Como Apolinário, o meu filho foi ferido em um campo de batalha escuro e solitário, um campo para mim totalmente desconhecido. E chegou até nós com a cabeça enfaixada. Terei que sepultá-lo como um soldado que morreu na guerra". Mas as coisas tomaram um outro rumo para Oe e a sua família. "As lágrimas fáceis de um funeral prematuro – é sempre Oe que narra – não resolviam a questão. A criança iniciava uma luta feroz e desesperada para viver."(sobre Uma Vida que Renasceu)


BRASIL



Vinicius de Moraes escreveu e Ney Matogrosso cantou um dos mais bonitos poemas sobre as vítimas de Hiroshima: Rosa de Hiroshima.(para ouvir, olha ali a coluna à direita)


Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada

21.6.06

Bésame mucho

Faltava esta contribuição do México ao mundo. Bésame Mucho é um bolero da autoria da compositora mexicana CONSUELO VÉLASQUEZ (que só faleceu o ano passado, a 22 de Janeiro). Frank Sinatra, Beatles, João Gilberto e claro, Luis Miguel, são apenas alguns dos cantores que interpretaram esta canção. Deixo-vos mais duas versões FABULOSAS, e a prova de que Bésame Mucho atravessa todos os tempos e sensibilidades.

Nat King Cole trio (mp3)

Diana Krall (mp3)


Bésame, bésame mucho,
Como si fuera esta noche la última vez.
Bésame, bésame mucho,
Que tengo miedo perderte,
Perderte otra vez.

Quiero tenerte muy
Cerca, mirarme en tus
Ojos, verte junto a mí,
Piensa que tal vez
Mañana yo ya estaré
Lejos, muy lejos de ti.

Bésame, bésame mucho,
Como si fuera esta noche la última vez.
Bésame mucho,
Que tengo miedo perderte,
Perderte después.


PS: Vencemos o jogo, e que belo jogo foi! (e o México também vai passar aos oitavos de final)(mas tenho tanta pena que Angola tenha sido eliminada!)

Mundial #11

PORTUGAL - MÉXICO

Desejo:
PORTUGAL VENCE O JOGO
O MELHOR DO MÉXICO É EVOCADO


Viejo o adolescente, criollo o mestizo, general, obrero o licenciado, el mexicano se me aparece como un ser que se encierra y se preserva: máscara el rostro, máscara la sonrisa. Plantado en su arisca soledad, espinoso y cortés a un tiempo, todo le sirve para defenderse: el silencio y la palabra, la cortesía y el desprecio, la ironía y la resignación. Tan celoso de su intimidad como de la ajena, ni siquiera se atreve a rozar con los ojos al vecino: una mirada puede desencadenar la cólera de esas almas cargadas de electricidad. Atraviesa la vida como desollado; todo puede herirle, palabras y sospecha de palabras. Su lenguaje está lleno de reticencias, de figuras y alusiones, de puntos suspensivos; en su silencio hay repliegues, matices, nubarrones, arco iris súbitos, amenazas indescifrables. Aun en la disputa prefiere la expresión velada a la injuria: "al buen entendedor pocas palabras". En suma, entre la realidad y su persona se establece una muralla, no por invisible menos infranqueable, de impasibilidad y lejanía. El mexicano siempre está lejos, lejos del mundo y de los demás. Lejos, también, de sí mismo.

in El laberinto de la Soledad, 1950
Octavio Paz





Mi abuela tenía una teoría muy interesante, decía que si bien todos nacemos con una caja de cerillas en nuestro interior, no las podemos encender solos, necesitamos oxígeno y la ayuda de una vela. Sólo que en este caso el oxígeno tiene que provenir, por ejemplo, del aliento de la persona amada; la vela puede ser cualquier tipo de alimento, música, caricia, palabra o sonido que haga disparar el detonador y así encender una de las cerillas. Por un momento, nos sentiremos deslumbrados por una intensa emoción.

in Como Agua para Chocolate, 1989
Laura Esquivel


Chili
500 gr de carne de vaca picada
0,5 dl de óleo
25 gr de margarina
1 cebola
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 dl de caldo de carne
malaguetas vermelhas
Sal

Guacamole
2 abacates
3 tomates
2 dentes de alho
1 cebola
1 pimenta malagueta
1 colheres de sopa de sumo de limão
gomos de tomate
Sal

Tacos de Bife
Tortilla:
1 xícara de chá de farinha de trigo
1/3 xícara de chá de água morna
1 colher de sopa de óleo
1 pitada de fermento químico em pó
1 pitada de sal
Recheio:
1/2 colher de sopa de óleo
500g de alcatra em bifes finos
3 dentes de alho amassados
1 cebola grande
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Molho:
2 limões
1 tomate grande cortado em cubos
1 cebola pequena picada
1 pimenta verde picada
Sal e coentro picado a gosto




Diego Rivera


Frida Kahlo

20.6.06

Testamos a liberdade por descargo de consciência

Como sabes, não adianta nada a submissão. Foi uma perda de tempo acreditar que as cedências de hoje poderiam ter compensações amanhã. Acreditar, como acontece nos jogos e nas batalhas, que um ligeiro recuo pode ser estratégico para a posterior vitória. A vida é um jogo, desde que não seja a nossa. Quando está em campo o sofrimento próprio, o cinismo enterra-se na sua inanidade.

Mas também sabes que não nos submetemos por estratégia. A inteligência, como o gozo, tem um horizonte temporal curto, sucumbe rapidamente ao sentimento, perdendo aí o confronto com a ilusão. (continua aqui o Postnove de Aibieme)

Mundial #10

Estilos diferentes. Escolham:

SUÉCIA

Olof Mellberg
* Abreviatura FIFA: SWE * País (nome oficial): Konungariket Sverige * Provérbio: Pela Suécia, em todos os tempos (For Sverige, i tiden) * População (em milhões): 8.88 * PIB por habitante (em dólares americanos): 25,400 * Densidade demográfica (habitantes por km2): 19.73 * Idade média (em anos): 40.1 * Expectativa de vida (em anos): 79.97


INGLATERRA

Michael Owen
* Abreviatura FIFA: ENG * País (nome oficial): England * Provérbio: Deus é a minha mão direita * População (em milhões): 50.10 * PIB por habitante (em dólares americanos): 25,300 * Densidade demográfica (habitantes por km2): 384.13 * Idade média (em anos): 38.4 * Expectativa de vida (em anos): 78.16

19.6.06



O Videolab Coimbra 2006 continua a sua programação ao longo do mês de Junho, rumando ao espaço do Teatro Académico de Gil Vicente, do dia 19 a 22 de Junho. Todas as sessões decorrerão às 18H00 e 21H30. No dia 22, pelas 15H00, realizar-se-á um debate – "Na era do ruído faz sentido o silêncio" – com a presença de Ivar Corceiro, Pedro Rocha Nogueira e Pedro Sena Nunes.


Relembramos que se mantém até ao dia 30 de Junho, na Livraria XM, a Instalação Videolab; e na Galeria Santa Clara, a Mostra de Filmes "DVD+TV Videolab" e a Instalação Multimédia "Panarom" de Rianne van Schijndel.

17.6.06

Vá, FICA!

Mundial #9_________________já foi, e vencemos!

PORTUGAL - IRÃO


HISTÓRIA ANCESTRAL DE PORTUGAL
Uma parte do seu território foi conhecida outrora pelo nome de Lusitânia; foi originalmente habitado por populações iberas de origem indo-europeia e por celtas, fez parte do Império Romano e foi posteriormente ocupado pelos Visigodos e mais tarde pelos Mouros. Independente desde 1139 (reconhecido pelo rei de Castela em 1143 e pelo Papa em 1179), Portugal é a mais antiga nação da Europa. A independência de Portugal seria assegurada dois séculos depois com a derrota dos castelhanos em Aljubarrota, em 1385, e colocada em causa na sequência de uma crise de sucessão, em 1580, que colocaria o Reino nas mãos dos Espanhóis (dinastia Filipina) sob a alçada de uma união política; seria por fim restaurada em 1640 e o trono entregue a D. João IV.

Avizinhando-se o final das conquistas terrestres aos Mouros, Portugal virou-se para o mar onde se tornou dominante; inspirados pelo infante D. Henrique, o Navegador, os seus navegadores descobriram caminhos marítimos para regiões da América, África e do Oriente tendo descoberto o caminho por mar, para a maioria dos países africanos; daí obteve grande supremacia económica, política e cultural nessa altura. No período de expansão, os Portugueses estabeleceram enclaves comerciais em lugares tão remotos como nas Molucas e na China, ao mesmo tempo que reclamavam para si o Brasil, situado no Novo Mundo, descoberto em 1500 por Pedro Álvares Cabral.

HISTÓRIA ANCESTRAL DO IRÃO
O território actualmente ocupado pelo Irão é habitado desde os tempos pré-históricos. A história escrita da Pérsia começa em cerca de 3200 a.C. com a cultura proto-elamita e com a posterior chegada dos arianos e a formação dos sucessivos Impérios Medo e Aquemênida. Alexandre, o Grande conquistou a Pérsia em 331 a.C., sucedendo-lhe as dinastias parta e sassânida.

A conquista árabe da Pérsia colocou o país no centro da idade do ouro islâmica, em especial nos séculos IX a XI. Durante a Idade Média, a Pérsia foi invadida pelos mongóis, a que se seguiu o reinado de Tamerlão. Pouco a pouco, o país passou a ser uma arena para potências coloniais rivais como os Impérios Russo e Britânico.

O vocábulo Pérsia (do latim Persia, este do grego Περσίς ou Persís; V. Etimologia, abaixo) é, formalmente, um sinônimo para o Irã, embora esta última seja a forma pela qual a Pérsia pós-1935 é mais conhecida no Ocidente.

[No uso corrente, o termo Pérsia costuma ser reservado para referir-se ao Império Persa em uma ou mais de suas diversas fases históricas (século VII a.C. - 1935 d.C.), fundado originalmente por um grupo étnico (os persas) a partir da cidade de Anshan, no que é hoje a província de Fars, no Irão, e governado por dinastias sucessivas (persas ou estrangeiras) que controlavam o Planalto Iraniano e os territórios adjacentes.]

Fonte: Wikipédia

15.6.06

Alentejo





Associo estas imagens de um bailado de Pina Bausch (nelken onions) ao Alentejo. fixo as imagens e tento perceber porquê. um solo árido. o trabalho nos campos. o "cante" dos homens. talvez. se esquecer as maças suculentas dos pomares do Norte.

e este desejo de passar por lá. e ficar. sem deixar que o calor me moleste.

já volto.

Mundial #7

SUÉCIA - PARAGUAI

MITOS PARAGUAIOS

Mito Guarani
Habiendo concebido el origen del futuro lenguaje humano,
de la sabiduría contenida en su propia divinidad,
y en virtud de su sabiduría creadora concibió el fundamento del amor (al prójimo).

Antes de existir la tierra,
en medio de las tinieblas primigenias,
antes de tenerse conocimiento de las cosas,
y en virtud de su sabiduría creadora el origen del amor (al prójimo)lo concibió.

Habiendo creado el fundamento del lenguaje humano,
habiendo creado una pequeña porción del amor,
de la sabiduría contenida en su propia divinidad,
y en virtud de su sabiduría creadora
el origen de un solo himno sagrado la creó en su soledad.

Antes de existir la tierra
en medio de las tinieblas originarias,
antes de conocerse las cosas el origen de un himno sagrado lo
creó en su soledad (para sí mismo).

Habiendo creado, en su soledad, el fundamento del lenguaje humano;
habiendo creado, en su soledad, una pequeña porción de amor;
habiendo creado, en su soledad, un corto himno sagrado,
reflexionó profundamente sobre a quién hacer partícipe del fundamento del lenguaje humano;
sobre a quién hacer partícipe del pequeño amor(al prójimo)
sobre a quién hacer partícipe de las series de palabras que componían el himno sagrado.

Habiendo reflexionado profundamente, de la sabiduría contenida en su propia divinidad,
y en virtud de su sabiduría creadora
creó a quienes serían compañeras de su divinidad.


MITOS SUECOS



Anita Ekberg

Ingrid Bergman

Greta Garbo

é complicado existir

o amor é áspero

Deixei de temer as fatalidades quando percebi que o temor não as evita, sendo até menos eficaz do que a fé. Não ouso dizer que o medo é o contrário da fé (não vá esta alimentar-se exclusivamente daquele) mas que é, ao menos, o contrário do amor. (continua aqui este texto delicioso da Bastet)

14.6.06

Duas meninas de 6 anos discorrem sobre os quatro elementos

- O mais bonito, o mais colorido é o fogo. O fogo pode ser amarelo, cor de laranja e vermelho. A terra é castanha. O ar é branco e azul. A água é azul ou verde.
- Não é nada, a água parece azul mas é branca...

- Precisamos de todos para viver, menos do fogo...
- O fogo também serve para nos aquecer... e para pôr nas velas dos bolos de anos!

- O ar é mais forte que a água. Olha, vou soprar com força!
- Mas a água é mais forte do que a terra, porque a água do mar fica por cima da terra e nunca conseguimos tirar essa água toda...


Associações a água:
nós bebemos e lavamos coisas. lavar: as mãos, a cara, a cabeça, os dentes, panelas, sapatos, barcos, os pincéis. lavar a roupa na máquina. lavar os animais. a Barbie tem uma bacia com água. lavar os cabelos das bonecas. duche e banho.
há bebidas que têm água. há muitas coisas que têm água: piscina, mar, rio, fontes, lavatório, bidé, sanita, comida, molho, cuspo. o ranho tem água? os ranhos de pistola, verdes, têm água!
as lágrimas têm água. choramos água.
o sangue parece água.
a chuva.
morrer de sede. morrer sem água: pessoas, animais, flores.

Associações a fogo:
fogo nas casas. mexer na ficha (eléctrica) e queimar. acidentes provocam incêndios na floresta: um cigarro no chão. "pode haver fogo sem nada"
espuma que parece sabonete para apagar incêndios.
fósforos, isqueiros. gasolina.
tochas. flechas. pistolas.
incenso.
lareiras. fogões. micro-ondas.
foguetes.
uma balão que sobe e rebenta na lâmpada quente.
"a Bloom, que é uma fada, tem poderes do fogo"
friccionar pedras. friccionar ferros: um ferro vai contra outro e faz faísca.
"sentir fogo na garganta quando estamos doentes".
engolir fogo. engolidores de fogo comem fogo. malabaristas que atiram paus com fogo.
"o gelo também queima".

Associações a terra:
montes, terra no chão, areia, grutas, parques, flores, flora, o fundo do mar.
"as árvores são filhos da terra".
as ondas molham a terra. atirar terra para o mar.
fazer buracos na terra para fazer casas.
nas inundações, a água tem terra.
os coelhinhos andam na terra. todos os animais andam na terra, menos as aves e os peixes (a não ser que estejam no jardim zoológico).
cair na terra.
pés sujos.

Associações a ar:
céu.
vento.
sentir o vento: "quando estamos a correr sentimos o vento nas costas". "as ondas do mar puxam o vento". "quando está vento e chuva, molhamo-nos". "vemos coisas a voar com o vento". "quando sopramos"
abanar o ar com o leque. abanar coisas para fazer ar.
fechar portas com força.
ventoínhas.
"ficar sem ar quando corremos".
encher balões.

Mundial #6

ESPANHA - UCRÄNIA

A Espanha é um dos principais países exportadores de automóveis. Contam-se o calçado, construção naval, siderúrgica, as indústrias químicas e o têxtil. O cultivo é de 54%. Os principais produtos agrícolas são as uvas e as toranjas; a produção de vinho e de azeite têm muita importância, assim como a pesca, detendo a Espanha a maior frota pesqueira do mundo. A indústria do turismo tem uma responsabilidade considerável na economia espanhola.

A Ucrânia é o segundo maior país da Europa, depois da Rússia. A exploração intensiva dos solos negros e férteis do cinturão agrícola ucraniano tornaram o país num grande produtor de trigo e beterraba. Outros cultivos importantes são: cevada, milho, leguminosas, batata, aveia, centeio, painço e trigo sarraceno. As maiores culturas industriais são as de beterraba e de semente de girassol. Cultivam-se frutas e hortaliças nos arredores das grandes cidades. A criação de gado bovino e suíno é praticada em todo o país.
A Ucrânia conta com ricas jazidas de minério de manganês no Donbass. Essa região é o centro industral do país e um dos principais complexos minero-metalúrgicos e de indústria pesada da Europa. A Ucrânia é também um importante produtor de gás natural e de petróleo, embora as reservas desses combustíveis fósseis tenham sido excessivamente exploradas durante o periodo soviético.
O Donbass apresenta também indústrias metalúrgicas altamente desenvolvidas, que produzem ferro e aço em grandes quantidades.

Fonte: Wikipédia

13.6.06

Mundial #5

BRASIL - CROÁCIA
Nos dois países, vários lançamentos. Vejam o jogo, ouçam os álbuns.

CHICO BUARQUE


SEVERINA
Explorem bem o site: multimedia e downloads. vejam as fotos.

Jogo de Associações. Os quatro elementos.

Preciso da vossa ajuda. Gostaria que pensassem nos quatro elementos, ar, água, terra e fogo, e me dissessem quais são as imagens, coisas, palavras, ideias que vos ocorrem de imediato. Não vos peço uma teoria, nem tão pouco uma opinião, apenas as reacções-associações que o estímulo "os quatro elementos" gera em vocês.