22.2.07

Blog Marketing

Jeremy Wright é blogger profissional e faz gestão de blogues. Publicou "Blog Marketing" em 2005. Esta entrevista está disponível na MKTONLINE.NET.


MktOnline.net - Que diferenças destacaria entre o marketing tradicional e o blog marketing? Quais as principais vantagens e desvantagens de um em relação ao outro?

Jeremy Wright - A maior diferença entre o marketing tradicional e o blog marketing é que um é mais baseado na transmissão. Portanto, um é “aqui está a mensagem, vamos divulgá-la” e, depois, provavelmente, iremos obter algumas respostas. O objectivo é ter o maior número possível de pessoas a ver e a ouvir a mensagem. Este é o padrão do marketing tradicional e não há nada de errado com ele. Algumas pessoas dirão que há mas eu não penso que haja.

Na minha opinião, o marketing baseado nos novos media ou em blogs são um complemento a isto. O blog marketing não é baseado na transmissão, é mais baseado numa relação, tentamos cativar a audiência, ter conversas, criar experiências…

Eu ouvi alguém dizer, ontem, que a marca é o travo das experiências que se criam com a empresa. Eu sempre pensei nas marcas como algo que podemos carregar connosco. A minha visão do McDonald’s é a de uma comida horrível, muito barata, quando precisamos de alguma coisa na viagem, são duas da manhã, estamos a atravessar o país, estamos no meio de Montana e não temos outra escolha. O McDonald’s é divertido, certo? Esta é a minha impressão do McDonald’s, esta é a marca que eles têm em mente, certo? Quando eu converso com as pessoas acerca do McDonald’s é esta a impressão que dou. Portanto, isto é o mais importante para mim, o tentar criar estas experiências e de muitas formas isso acontece nos blogs, nos media interactivos e sociais.

É desta forma que eu vejo as diferenças entre o marketing tradicional e o blog marketing.

Vantagens e desvantagens de cada uma delas em relação à outra… Eu penso que se complementam. No final das contas, é muito difícil para uma empresa ir desde a visibilidade zero até à fortuna, baseada, exclusivamente, em blog marketing. Eu não digo que não aconteça mas, certamente, não nos próximos anos.

É preciso chegar a uma audiência e à visibilidade mas também é necessário criar uma experiência memorável positiva, que os consumidores levem consigo e partilhem com os seus amigos.

A maior vantagem do marketing tradicional é a capacidade de criar visibilidade. A maior vantagem do blog marketing é permitir criar experiências positivas, conversas e relacionamento com os consumidores.

(...)

MktOnline.net - Onde reside a importância dos blogges na comunicação ou formulação de opiniões sobre marcas, produtos, serviços, etc?

Jeremy Wright - Se olharmos para as marcas como o travo das empresas baseadas em novas experiências, então os blogs para mim são muito importantes por três razões. Uma, o actual relacionamento com os consumidores não é esperado, por isso, podemos criar algumas experiências positivas apenas usando-os. Dois, se estivermos disponíveis para resolver questões de suporte, criam uma óptima experiência. E três, se podermos reunir informação para os consumidores, explicando coisas, então pode-se construir uma lealdade séria e isto é importante para empresas, marcas, produtos, serviços, etc.

Portanto, simplificando, os blogs são importantes porque ajudam a comunicar mais claramente, ajudam a empresa e o consumidor a formar opiniões válidas baseadas em conversas actuais, em vez de pesquisas de mercado.

MktOnline.net - Porque é que o passa-a-palavra tem um grande impacto?

Jeremy Wright - É fácil. Nós confiamos em pessoas que conhecemos, confiamos em pessoas como indivíduos quando dizem coisas, mais do que confiamos em empresas, campanhas de publicidade, qualquer coisa que vemos online. Se vemos ou ouvimos algo num blog, num tom naturalmente humano, então é mais facilmente confiável do que o que vemos noutro website. A minha opinião é que a razão de ter um grande impacto é que confiamos nos indivíduos quando agem como tal.

(...)

MktOnline.net - Apesar do inegável poder do blog marketing e da dimensão que tem vindo a tomar, poucas são as marcas que o usam em seu benefício. Como justifica isto?

Jeremy Wright - Eu gostaria de dizer que quase todas as marcas, quase todas as grandes marcas usam o blogging de uma certa forma, interna ou externamente. É uma realidade na forma de fazer negócios.

Os media sociais e o blogging estão a tornar-se, progressivamente, a norma e o esperado. É, agora, praticamente, habitual para as pessoas poderem comentar num jornal online artigos e escrever sobre esses mesmos artigos nos seus blogs. Os media na sua maioria lidam com a revolução da comunicação. A ironia é que esta é liderada pela população em geral.

Nike, Ford, e-Bay, Microsoft, Sun, Oracle Novel, Nortel, Nokia, Motorola, Mitsubishi, etc. A lista de empresas que têm feito campanhas utilizando blogs continua, independentemente de terem ou não um blog oficial.

MktOnline.net - No seu livro, faz algumas previsões àcerca do futuro do blogging , fale-nos um pouco sobre isso.

Jeremy Wright - Eu detestei escrever este capítulo. É uma exigência escrever um, quando se escreve um livro sobre a nova indústria das marcas. Eu fiz depoimentos tais como “Haverá algum tipo de conflitos ou intersecções entre os media tradicionais e os novos media; entre os grandes negócios, o marketing tradicional e as novas formas de marketing; e entre a autoridade e a confiança”.

Tendo em consideração que o livro tem mais de um ano e foi terminado meio ano antes, quando só existiam cinco ou seus empresas a utilizar verdadeiramente os blogs, era muito, muito difícil. Actualmente, olho para o futuro do blogging e vejo um simples desaparecimento, não no sentido de parar, mas no sentido de se tornar tão natural que não falaremos dele em termos de quantas empresas o usam, porque tem impacto ou como as empresas o utilizam.

A minha ideia é que nos próximos três ou cinco anos, os blogs sejam da mesma forma. A questão é que a liberdade de expressão, publicação pessoal, comunicação, network estão para ficar. Estão a tornar-se tão relevantes que nos esquecemos como isto é revolucionário e pouco comum. Da mesma forma que o e-mail foi totalmente revolucionário, o blogging tem este tipo de potencial e a minha expectativa é que se torne tão comum que as empresas esqueçam que algum dia se opuseram a ele e este passe a fazer parte das ferramentas de marketing. Faremos campanhas tradicionais e campanhas de relacionamento, iremos fazer um mix porque é valioso, tem um óptimo feedback, os consumidores estão à espera e adoram isto. Esta é a minha opinião pessoal.

Os blogs são úteis, valiosos, são suficientemente simples e custam tão pouco. As empresas têm de pensar nisto e ver como se encaixam no marketing e comunicação mix.

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