31.1.07

Mkt do livro #7

Em Portugal, o número de leitores é reduzido e as taxas de leitura e de compra de livros evoluiram muito lentamente na última década. Segundo dados de 2004 (Quantum/APEL), apenas 44% da população com idade compreendida entre os 15 e os 65 anos declara ser leitor de livros. O número médio de livros lidos por ano não chega aos 9.

Seria interessante centrarmo-nos no conjunto de livros mais vendidos, e aferir a correlação que existe entre o número de exemplares vendidos e o correspondente investimento em comunicação (melhor ainda, fazer uma análise qualitativa das diferentes estratégias de comunicação adoptadas, ponderando o target de cada livro).

1 comentário:

Claudia Sousa Dias disse...

A tua análise é interessantíssima .

Os números podem retirar-se facilmente recorrendo aos dados das duas principais cadeias de venda de livros no país: A Fnac e a Bertrand.

Um périplo pelas livrarias tradicionais nas principais cidades do país tb ajuda.

Seria um trabalho extremamente interessante!

CSD