10.2.05

Allah n'est pas obligé?


Paul Rapp

A guerra, a orfandade, a fome, o medo, fazem crescer a sombra. Distorção que ilude. Estes guerreiros são crianças.
Num distrito do norte do Uganda (Lira), em Fevereiro de 2004, o LRA (Exército de Libertação do Senhor) levou a cabo uma matança num campo de refugiados (Abia). Morreram 80 pessoas às mãos destes rebeldes. O grupo atacante era maioritariamente composto por crianças-soldado. Uma das bases do LRA é no Sudão e calcula-se que seja aí que se encontra o seu fundador, Joseph Kony. O LRA utiliza crianças recrutadas à força e obriga-as a combater. Não se conhecem os métodos utilizados para as levar a cometer estas atrocidades. O governo sudanês deu apoio e armou este movimento anti-ugandense. O objectivo era a deposição do Presidente Yoweri Museveni que, por seu lado, durante anos, apoiara o Exército de Libertação Popular do Sudão (SPLA).
É possível que sejam utilizados métodos de hipnose colectiva. Em Serra Leoa, a Frente Unida Revolucionária (RUF) fundada por Foday Sankoh tinha por hábito drogar as crianças-soldado.
Muito recentemente, a 10 de Janeiro, o líder do SPLA, John Garang e o governo de Cartum (Sudão) assinaram um acordo de paz que poderá pôr fim a uma guerra civil que durou 21 anos. Relativamente a Serra Leoa, em Junho de 2004, um tribunal especial (sediado em Freetown), criado para julgar os crimes cometidos durante a guerra civil, levou pela primeira vez a julgamento o recrutamento de crianças-soldado.
Em África são vários os países onde o recrutamento/sequestro de crianças-soldado se tornou frequente: Costa do Marfim, Gana, Guiné, Libéria, Nigéria, República Democrática do Congo, Serra Leoa. A Unicef e o Cicv, bem como várias associações humanitárias e religiosas tentam combater esta prática. É necessário acolher essas crianças, escolarizá-las, reintegrá-las. Como puderem ler (link Unicef), no início deste ano, a Unicef terá convencido os chefes rebeldes dos conflitos do Sudão, RD do Congo e Serra Leoa a desmobilizar as crianças-soldado. Porém, na Libéria, mesmo as crianças que entregaram as armas não encontraram sempre estruturas que as acolhessem.
Angola é um país onde se calcula que mais de 11000 crianças estiveram envolvidas directamente no conflito armado (enquadrando forças governamentais e da Unita). Neste momento, o esforço vai no sentido de as reintegrar. Mas a situação não está ultrapassada, como poderão constatar neste relatório da Embaixada americana em Angola.
No Afeganistão, em Dezembro de 2004, 4000 crianças teriam sido desmobilizadas. Reintegração é mais uma vez a palavra-chave.
Chegamos agora à Ásia e a Myanmar, ex-Birmânia. É o país que terá o maior número de crianças-soldado do mundo. A crer nesta fonte, são mais de 75000.
No Sri-Lanka os Tigres Tamil também continuam o recrutamento. Desde o dia do tsunami, cerca de 40 crianças-soldado terão já sido recrutadas.
Esta tragédia parece atravessar o planeta. Também existem crianças envolvidas em grupos armados em regiões que não estão em guerra, por exemplo no Brasil.
Estes dados soltos têm um único objectivo. chamar a atenção para uma realidade sobre a qual raramente se fala. Ahamadou Kourouma teve essa coragem.


"Petit Birahima, dis-moi tout,
dis-moi tout ce que tu as vu et fait;
dis-moi comment tout ça s'est passé."

10 comentários:

mfc disse...

Que crime mais hediondo com a utilização de crianças!
Que raio de mundo este...

blimunda disse...

é como dizia outro dia, ter sete e sentir mil anos...

ananda disse...

Adorei a mensagem. Sabe sempre bem passar neste cantinho. Bjs

Bastet disse...

Excelente post! A miséria humana através da utilização dos fracos. A simples expressão "crianças soldado" aterroriza de tão paradoxal.

Anónimo disse...

http://crisispictures.org/essays/2005/01/coming-tsunami-in-congo.htm

Já há tempos postei sobre isto. Aqui fica o link.
Bin_Tex

armando s. sousa disse...

Este texto é um excelente resumo do que se passa, com as crianças soldados um pouco por todo Mundo.
É um assunto que têm muito interesse para mim. Há dois anos atrás na crise da Libéria, os militares para recrutar as crianças, chegaram a matar todos os familiares destas. A crueldade e as atrocidades, que se vão fazendoum pouco (muito) por esse mundo fora, com um fechar de olhos, ciníco e pactuante, por parte do Ocidente deveria envergonhar-nos a todos de pertencer a esta sociedade, dita desenvolvida.

Didas disse...

Como o mundo parece longe às vezes!...

Angie disse...

É triste saber que isto acontece a tantas crianças em todo o mundo...

ana.in.the.moon disse...

Este é um tema para falar sempre e mostrar sempre. E por muito que se mostre nunca se conseguirão ver todas as feridas infligidas a estes meninos, para sempre. Cada uma destas feridas faz e vai continuar a fazer o mundo sangrar.Um destes dias, o mundo seca.

Francis disse...

Continuas ao teu nível. tenho dificuldade em te acompanhar. Mas gosto de me comparar por cima. J' irais d' autobus, porquoi non?