28.4.06

3. Especiais de Beckett e Dickens no Famafest

Maria Barroso, Artur Agostinho, Graça Lobo e Teolinda Gersão são os homenageados deste ano do Famafest - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão. O Famafest começa na sexta-feira, e prolonga-se até 6 de Maio, com a exibição de diversos ciclos de cinema, nomeadamente, um dedicado a Samuel Beckett, Charles Dickens, Harold Pinter e Agatha Christhie. O evento terá actividades paralelas como momentos musicais.

"Estão assegurados os ingredientes para o sucesso do Famafest", afirmou o vereador da Cultura. Leonel Rocha.

Para o director do festival, Lauro António, esta é "uma das melhores edições de sempre", apesar da redução do orçamento em cerca de um terço. E, salientou as 16 obras inéditas em Portugal de Samuel Beckett, que serão exibidas todas no mesmo dia. Lauro António destacou, também, o ciclo dedicado a Harol Peter. Este ano, além das exibições na Casa das Artes e na Biblioteca Municipal, as sessões estendem-se até ao Centro de Estudos Camilianos.

"Charles Dickens é contemporâneo de Camilo e uma das ideias é procurar ir ao encontro da época do escritor, recuperar o seu tempo noutros países", explicou o director do certame. Haverá ainda dois ciclos de adaptações das obras de Agatha Christie , "A Guerra dos Mundos" e "King Kong".

Ao longo de dez dias, serão exibidas cerca de duas centenas de filmes, alguns a concurso, integradas no âmbito do festival "Cinema e Literatura". (...)

A.L.
Jornal de Notícias

Sem comentários: