20.4.06

Disse FestSport?


Em Setembro de 2005, o cineasta Lauro António escreveu uma "Carta Aberta sobre Cultura" dirigida à Direcção do Sporting Clube de Portugal. Entre justas considerações, lança uma proposta interessante, a criação do I Festival de Cinema e Audio-Visual dedicado ao Desporto:

(...) Durante o ano da celebração do seu centenário, o SCP tem à sua frente a hipótese de ser diferente, de revolucionar por completo a situação do desporto no nosso país, introduzindo nas comemorações uma forte tónica cultural que transforme de alto a baixo a forma de sentir um clube e a mística colectiva que o faz tão grande, e o fará ainda maior.
O SPC tem de se abrir à cultura, de fomentar a cultura entre os seus sócios e simpatizantes, de estabelecer laços culturais com outros clubes, de enfim mudar esta clubite ordinária de alguns desordeiros das claques (que fazem tomar a parte pelo todo, injustificadamente) numa fraternal afirmação de amor ao seu clube, mas de partilha amiga com o adversário.
(...) Tendo o Sporting as salas de cinema do Alvaláxia à sua disposição por que não criar um Festival de Cinema e Vídeo sobre Desporto? Uma semana por ano, com obras de todo o mundo, convidados ligados ao cinema e ao desporto, mesas redondas sobre o Desporto e o Cinema, a Televisão, etc. Digam-me que sim e em seis meses põe-se o festival de pé, criando uma boa imagem nacional e internacional para o Clube e para o País.

Se já não fosse sportinguista, passava a sê-lo, pelo menos por uma semana, e já agora, esta precisa semana... O Festival já começou!

Links: Blog do FestSport, Página Oficial do SCP, O Jogo (artigo com a programação do Festival)

Sem comentários: