9.2.07

Little Miss Sunshine


Jonathan Dayton e Valerie Faris fizeram a sua estreia como realizadores de ficção com este filme. É certamente uma das melhores comédias que vi no último ano.

Temos uma família igual a tantas outras, embora nem todos os avôs sejam expulsos dos lares por consumo de droga (mas ia compreender se o fizessem: lembro-me de uma entrevista a
Luiz Pacheco e não tive dúvidas de que o ambiente seria propício ao consumo. porque mais vale rir que chorar).
O pai está obcecado com o sucesso, até escreveu um livro com "os 9 passos" para o alcançar. O filho é um adolescente em fase de culto aprofundado a Nietzsche. A filha de 6 anos quer concorrer a um concurso de beleza (god! o que é terrível é que existem mesmo concursos para little misses!). O tio é "o maior conhecedor de Proust", é gay e acaba de tentar o suicídio (eu sei, amigos homo, era isto ou o género efeminado). A mãe aguenta a trupe!
Vamos segui-los numa viagem atribulada. Moral da história: moral é substantivo plural (mas há sempre uma moral dominante). Grito: esqueçam essa treta de ser bem sucedido. Bom mesmo é: ter bom senso. e aceitar que: todos os seres humanos são deliciosamente imperfeitos.

Oscar - Nomeações: Melhor Filme, Melhor Actriz Secundária (Abigail Breslin), Melhor Actor Secundário (Alan Arkin), Melhor Argumento Original.

Sem comentários: