1.2.06

O novo aeroporto de Portugal. Rio Frio eliminado

Alex Flemming


"O novo Aeroporto de Lisboa está a ser estudado desde 1969, tendo sido colocadas 13 hipóteses de localização: Fonte da Telha, Portela, Montijo, Porto Alto, Rio Frio, Santa Cruz, Ota, Alcochete, Azambuja, Alverca, Granja, Tires e Marateca. Mais recentemente, no entanto, a dúvida era apenas entre Ota e Rio Frio.

A escolha recaiu na Ota. Rio Frio, segundo os peritos ontem ouvidos, teria maiores impactes ambientais negativos, nomeadamente na avifauna. No entanto, em ambas as localizações foram identificados impactes negativos nas componentes ruído, qualidade do ar, paisagem e uso do solo. Na Ota, o principal impacte negativo é ao nível da movimentação de terras, pressupondo a remoção de 47 a 48 milhões de metros cúbicos, de acordo com Artur Ravara, da Parsons. Ota fica a 45 Km e Rio Frio a cerca de 20 quilómetros.
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No estudo dos impactes com a avifauna, o «risco de colisão [das aves com as aeronaves] é superior em Rio Frio, devido aos voos locais e migratórios», havendo, por isso, «necessidade da adopção de medidas para redução dos movimentos das aves com as consequentes conflitualidades dessas medidas com a conservação da zona. O sobrado na zona de Rio Frio foi outra questão salientada como tendo impacte negativo. A discussão, ontem, em torno de Rio Frio centrou-se nas questões ambientais, não havendo estudos de viabilidade económica para Rio Frio. Ambientalmente, «em Rio Frio a sustentabilidade ambiental não era garantida», diz-se. Rio Frio implicava também a transferência do Campo de Tiro de Alcochete. Mário Lino diz mesmo não poder ressuscitar a opção Rio Frio, sob pena de levar à recusa de financiamento comunitário."

Jornal de Negócios, 25/11/05

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