Jamaica Rum
Sun Is Shining
No Woman No Cry
A minha paixão por Gilberto Freyre perdura, mesmo depois de todas as críticas de que foi alvo (precisamente a partir da década de 80). Mas ele sempre gerou crítica e reinvenção.
Se nunca leram, procurem o livro e deixem-no acompanhar os vossos banhos de sol. Recentemente, também fiquei com vontade de conhecer as Assombrações do Recife Velho.
Lauro António, fiz rodar a corrente há alguns dias atrás, aqui. Mas que a roda continue a girar...
Já agora, fiquem a saber o que andaram a ler alguns dos bloggers que nomeei:
Carlos Araújo Alves (Ideias Soltas)
Octávio Lima nos comentários (Ondas3)
Windtalker (Cabo dos Ventos)
... e espreitem O que cai dos dias! «atravessando as palavras há restos de luz».
ABERTURA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS NO RIO DE JANEIRO (12 a 29 de Julho)
No dia que ficou marcado pelo mais trágico acidente de aviação no Brasil.
«Este espaço de acção cultural, situado no centro da cidade alentejana, foi totalmente remodelado pela autarquia local.
Do espólio da fundação fazem parte três mil obras originais (entre aguarelas, desenhos, pinturas e esculturas) e cinco mil múltiplos, em que se incluem gravuras, litografias, fotografias e serigrafias. Representados na fundação vão estar artistas plásticos portugueses e estrangeiros como, entre outros, Alberto Reguera, Álvaro Lapa, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Júlio Pomar e Júlio Resende.
No património que detém, António Prates conta com uma colecção de manuscritos relacionados com artistas portugueses que permaneceram em Paris nos anos 60, principalmente surrealistas e do grupo KWY, tal como possui a primeira colecção de arte postal dos anos 60: "Vai ser uma doação que vou fazer", revela ao DN o coleccionador.(...)
Além de possuir este vasto espólio, António Prates continua a desenvolver contactos para angariar ofertas de trabalhos, contando, por exemplo, com a promessa do artista de pop art Peter Klasen, que doará uma instalação escultórica para a entrada do edifício.»
Ler mais aqui.
Outros casos de descentralização de museus de arte contemporânea:
Museu de Arte Contemporânea de Elvas (Colecção António Cachola)
Ellipse Foundation (Alcoitão, Cascais)
Cá em Aveiro, continuamos à espera do Projecto Avenida de Arte Contemporânea...
l'art de pure imitation sera toujours très loin du vrai : l'œuvre ne peut être aussi belle que la chose réelle, elle est d'un autre ordre. l’art a toujours eu affaire avec le jeu. il y aura toujours des peintres. l'art est (toujours !)dans la rue. l'art d'avoir toujours raison.
pourquoi les démons ont toujours une sale gueule en peinture? l'art d'être toujours content. l’art de toujours tout remettre au lendemain. l'art d'ignorer toujours les pauvres.
l'art toujours. même en début de semmaine.
* não sei de quem é este quadro que vi no CCB
Colecção Berardo, CCB
30 Junho'07
Fotos (de detalhes) de MRF
Há uma semana, o reencontro com o critério (cronológico) e muitas obras já vistas no Museu de Sintra, e um pouco mais. de espaço. de ambição. de fruição. Guardar cor, formas, luz, conceitos. Esquecer a política.
Façam a visita pela manhã. Evitam filas de espera. Ganham sossego e mais ar para respirar o que os olhos vêem.
"Não tocar" é uma frase odiosa.
Fotos MRF