E assim se faz História. Nunca este Prémio assumiu uma intenção tão claramente estratégica. A responsabilidade de Obama relativamente à política externa americana (o calcanhar de Aquiles de todas as Administrações, republicanas ou democráticas) é reforçada. numa fase muito inicial do mandato. Os EUA são chamados a liderar o mundo. pensando duas vezes. vinte vezes. antes de tomar qualquer decisão. Na verdade, o Comité Nobel não premeia Obama. condiciona-o duramente. E eu espero que todos os deuses, ao sétimo dia, reconheçam que isso foi bom.
Tens toda a razão, não é um prémio, a intenção é entregar-lhe um presente envenenado.
ResponderEliminarEu acho que daí não virá nenhuma consequência especial. Obama quer ser reeleito e, por enquanto, apenas os americanos votam nessa eleição.
Olá Rosário
ResponderEliminarSerá que o merece?
Será uma responsabilidade?
Estará à altura?
Espero pelas respostas!
Bjs.
Extraordinário tour de force!
ResponderEliminarMistificação!
Começo a desistir de manter referências de duração alongada.
As referências terão a duração que for conveniente seja ela qual for, numa perspectiva utilitária, de oportunidade, sem intuito que não seja tecnicista. Deixarãode ser referências.
(Ou deixaram?
Sempre esta dificuldade em conjugar o futuro e o passado)
O prémio terá sido atribuido após termos conhecimento da intenção de Obama em enviar mais 40 mil soldados para o Afeganistão?! Maria, nunca esperei, nem espero, grandes mudanças na política externa americana. Às tanta o bin Laden tem razão: o senhor não passa de um escravo negro que faz o trabalho sujo dos brancos..
ResponderEliminarExactamente o que penso sobre o assunto...
ResponderEliminarnão nego a abertura e a diferente postura na política externa (em algumas situações) de Obama em relação ao seu antecessor. mas ele ainda tem pouco tempo de presidência e de acção no mundo. por isso, concordo que a atribuição do prémio só pode ter sido uma estratégia, uma responsabilização directa. (e isso era o factor determinante da atribuição deste prémio ao longo dos anos, era essa a essência do prémio?...)
ResponderEliminar